Internacional

Índia amplia mistura de etanol na gasolina para 20%

Redação TN Petróleo/Assessoria UNICA
06/02/2023 13:53
Índia amplia mistura de etanol na gasolina para 20% Imagem: Divulgação Visualizações: 2164

A Índia começa, nesta segunda-feira (6), as operações com a mistura de 20% de etanol à gasolina, colocando em marcha mais uma etapa do programa Etanol, dois meses antes do estabelecido. A medida foi anunciada pelo primeiro-ministro Narendra Modi, na abertura da Semana da Energia da Índia 2023 (India Energy Week), principal evento do setor realizado no país.

"Parabenizamos e celebramos junto com a Índia esse passo, que só é possível pelo comprometimento do governo indiano, junto com o setor privado e instituições públicas, unidos no propósito de alavancar a indústria do etanol, diversificando a matriz energética ao mesmo tempo que reduz emissões e melhora a qualidade do ar nas grandes cidades", disse o presidente da Unica, Evandro Gussi (foto).

Nos últimos quatro anos, o Brasil intensificou a cooperação técnica com a Índia para contribuir com o programa Etanol, tanto no âmbito governamental quanto do setor privado. Foram realizados eventos, seminários e visitas técnicas a campo, como parte da parceria entre os dois países. No âmbito do setor privado, a Unica e a Siam (Associação dos Fabricantes dos Automóveis Indianos) formalizaram um memorando de entendimento para cooperar na agenda.

"A nossa experiência de quase 50 anos na produção e consumo do etanol como combustível em grande escala tem contribuído muito para essa agenda na Índia, particularmente nos temas de políticas públicas, novas tecnologias e padrões de qualidade do biocombustível. Essa troca de experiência não só criou as condições para que rapidamente aumentassem o nível de mistura do etanol na gasolina para 20% em 2025, mas também que já iniciassem a produção de veículos flex no país", afirmou o diretor-executivo da Unica, Eduardo Leão de Sousa.

Prazos antecipados
O uso de etanol, extraído da cana-de-açúcar, ajudará o terceiro maior consumidor mundial de petróleo a reduzir sua dependência de remessas do exterior. Atualmente, a Índia depende em 85% das importações para atender suas necessidades de petróleo. O biocombustível também ajudará a reduzir as emissões de GEE, contribuindo para o compromisso firmado no Acordo de Paris.

A meta é duplicar, até 2025, os atuais 10% de mistura de etanol na gasolina em todo o território nacional. Na primeira fase, 15 cidades serão cobertas, com a expansão progressiva para todo o país nos próximos dois anos. Inicialmente, o E20 estará disponível em 84 bombas de gasolina de três varejistas de combustível estatais em 11 estados/territórios da União. Até 2014, a mistura era de 1,5%, passando para 10% em 2022.

O ministro do Petróleo e Gás, Hardeep Singh Puri, lembrou que a Índia conseguiu misturar 10% de etanol na gasolina cinco meses antes do previsto, em junho do ano passado. "Como um país em rápida trajetória de crescimento econômico, a Índia deverá testemunhar o maior aumento na demanda de energia de qualquer país nas próximas duas décadas, sendo responsável por cerca de 28% do crescimento global incremental na demanda de energia", finalizou ele.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Investimentos
Retomada dos investimentos da Petrobras no Amazonas
27/05/26
BOGE 2026
BRAVA Energia marca presença no Bahia Oil & Gas Energy 2...
27/05/26
IBP
Brasil pode ampliar protagonismo como fornecedor global ...
27/05/26
Etanol de milho
Etanol de milho avança no país e muda a dinâmica de merc...
27/05/26
Parceria
Grupo Bravante anuncia associação à Abeemar e reforça co...
27/05/26
Firjan
No Dia da Indústria 2026, Firjan anuncia medidas para im...
27/05/26
Negócio
Vallourec conquista importantes contratos de line pipe c...
25/05/26
Bahia
Desenvolvimento Econômico impulsiona industrialização e ...
25/05/26
BOGE 2026
John Crane lança Performance Plus™ para otimizar manuten...
25/05/26
BOGE 2026
Começa nesta quarta (27) o maior evento de petróleo e gá...
25/05/26
BOGE 2026
Com produção em alta, independentes lideram debates na B...
25/05/26
Combustível
Etanol fecha a semana em recuperação moderada, mas merca...
25/05/26
ANP
Workshop debate dinamização da exploração de petróleo e ...
22/05/26
BOGE 2026
ANP participa do Bahia Oil & Gas Energy 2026, em Salvador
22/05/26
Etanol
Com aumento na oferta, preço do etanol acelera queda e a...
22/05/26
Negócio
NUCLEP celebra 46 anos com a assinatura de novo contrato...
22/05/26
Energia Elétrica
ANEEL homologa leilões de reserva de capacidade na forma...
22/05/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP abre 6º ciclo para concessão e 4º...
22/05/26
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25