Evento

Importância da equidade de gênero marca abertura do Congresso Brasileiro Mulheres da Energia

Os desafios e perspectivas do setor de energias renováveis estão sendo debatidos no encontro, que ocorre em Brasília, nesta terça e quarta, 7 e 8 de março

Redação TN Petróleo/Assessoria
08/03/2023 12:06
Importância da equidade de gênero marca abertura do Congresso Brasileiro Mulheres da Energia Imagem: Divulgação Visualizações: 1628

"Ainda vamos levar 300 anos para alcançar a igualdade de gênero no Brasil". Assim, Lúcia Abadia abriu o II Congresso Brasileiro de Mulheres da Energia - citando a declaração do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, às vésperas do Dia Internacional da Mulher. A idealizadora do evento e empresária do setor imobiliário e fotovoltaico destacou a importância das mulheres se mobilizarem para acelerar o processo de equidade de gênero. "Se continuar no ritmo de hoje, vamos demorar três séculos para alcançar o que vinha sendo feito em um ano. Nós estamos precisando nesse momento é disso aqui, dessa união para não aceitar esses números que foram apresentados ontem pela ONU", ressaltou.

Silla Motta, gerente comercial da BBCE (Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia), que auxilia na curadoria do II Congresso Brasileiro de Mulheres da Energia, descreveu, na ocasião, o panorama mundial da equidade de gênero e citou a Islândia como case de sucesso e exemplo a ser seguido.  "O Brasil ocupa a 94ª posição mundial em equidade de gênero. Somente 14 países possuem leis de igualdade de gênero e a Islândia desponta como país de destaque. Uma das principais razões é a adesão à licença paternidade, o que possibilita aos homens, auxiliarem as mulheres nos cuidados com os filhos", disse Silla, na abertura do II Congresso Brasileiro de Mulheres da Energia. Ao lado de Lúcia, a especialista do setor deu as boas-vindas a mais de 700 mulheres presentes no local e enfatizou: "é mais que uma reunião. É uma onexão emocional. As mulheres têm o dom de emocionar pessoas".

O senador do Pará, Zequinha Marinho, participou do primeiro dia do Congresso. O parlamentar, que está em seu sétimo mandato, elogiou a iniciativa de um evento composto exclusivamente por mulheres para debater os desafios e perspectivas do setor de energia. "Não duvidem da capacidade de vocês. Vocês têm muito a avançar nesse mercado", disse o parlamentar.

 

O painel "Propostas para o Setor de Energia Brasileiro" foi um dos temas de destaque do evento nesse primeiro do dia. A atividade contou com a participação de Isabela Sales Viera, chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios da Secretaria-Executiva do Ministério de Minas e Energia; de Adriana Drumond, superintendente da Aneel; e de Renata Isfer, sócia-fundadora da Interalli Gás e Energia.

Na oportunidade, Adriana Drumond falou sobre a importância do País focar no equilíbrio do mercado de energia em benefício da sociedade e destacou a Agenda Regulatória de 2023/2024, que contempla 35 atividades estratégicas, divididas em 15 temas. Ao citar a modernização do   setor elétrico, enfatizou que nem todo modelo mundial cabe nosso cenário nacional. "Tem que haver adaptações ao mercado de energia brasileiro", disse.


Já Isabela Sales, do Ministério de Minas e Energia, salientou que o governo tem um departamento específico com foco na visão social da transição energética e destacou que o Brasil é destaque mundial quando o assunto em questão é energia. "Somos protagonistas e o nosso foco é manter essa posição de liderança em relação à posição energética". 

 
No segundo dia do encontro, no Dia Internacional da Mulher (8), o evento segue com uma diversa programação. Dentre os painéis aguardados, estão: "Transição Energética: a Visão das Associações", "Energia Renovável e Cenário Mundial", "Como Explicar as Novas Regras da GD para o Consumidor", "Mercado Livre de Energia: Desafios e Oportunidades" e "Aplicações do Hidrogênio Verde". Palestram no dia 8, Bianca Bez, advogada do setor, da BBL Advogados; Aline Pan, professora e pesquisadora da UFRGS e coordenadora da Rede Mesol (Rede Feminina de Mulheres da Energia Sola); Aline Souza, gerente institucional e regulatória da Evolts; Lorrane Lack, CEO do Grupo Lax; e Zilda Costa, diretora comercial da UNICOBA.

 

Serviço:

II Congresso Brasileiro Mulheres da Energia

Data: 7 e 8 de março de 2023

Local: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada - SHTB Trecho 1 Cj 1B Bl C

Mais informações e inscrições: https://mulheresdaenergia.com.br/

Palestrantes confirmadas: https://mulheresdaenergia.com.br/palestrantes/

Realização: Yes Produções, empresa do Grupo Abadia

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.