China

Importação de petróleo da China bate recorde em 2020 com estocagem e novas refinarias

Reuters, 14/01/2021
14/01/2021 16:36
Visualizações: 858

As importações totais de petróleo bruto da China aumentaram 7,3% em 2020, apesar do choque do coronavírus no início do ano passado, com chegadas recordes no segundo e terceiro trimestres, já que as refinarias expandiram as operações e os preços baixos encorajaram o armazenamento, mostraram dados nesta quinta-feira.

Para 2020, o maior comprador mundial de petróleo adquiriu um recorde de 542,4 toneladas de petróleo, ou 10,85 milhões de barris por dia (bpd).

InstitucionalOs fortes fluxos seguiram a grande compra de refinarias, bem como de operadores de armazenamento independentes, depois que os preços do petróleo despencaram para os mais baixos em décadas no início do ano, aproveitando a robusta demanda doméstica enquanto a economia se recuperava rapidamente da pandemia do coronavírus.

As importações de dezembro foram de 38,47 milhões de toneladas, ou cerca de 9,06 milhões de bpd, segundo dados divulgados pela Administração Geral das Alfândegas nesta quinta-feira.

Esse volume caiu cerca de 15% em relação ao ano anterior e também em relação aos 11,04 milhões de bpd de novembro, em parte porque as refinarias independentes ficaram sem cotas de importação após as importações frenéticas anteriores.

Olhando para o futuro, as chegadas devem se firmar novamente após o lançamento de novas cotas que foram 18% maiores do que no ano anterior na primeira rodada de 2021.

“Isso, junto com o aumento do levantamento das refinarias estatais, deve resultar em um grande aumento nas chegadas de petróleo bruto em janeiro-fevereiro em relação aos níveis de dezembro”, disse Chen Jiyao, chefe da consultoria de clientes da China para a FGE.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
iBEM26
Evento internacional de energia abre inscrições para ati...
04/11/25
Etanol
UNICA e Cetesb firmam acordo para fortalecer gestão ambi...
04/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
Pré-Sal
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de b...
03/11/25
Mão de obra
Programa de Desligamento Voluntário é lançado pela Petrobras
03/11/25
Etanol
Preços do anidro e do hidratado registram alta
03/11/25
Evento
PPSA reúne CEOs para debater o futuro da indústria de ól...
03/11/25
Evento
Porto do Açu e Porto de Antuérpia-Bruges assinam carta d...
03/11/25
Transição Energética
Fórum Econômico França-Brasil discute transição energéti...
03/11/25
Energia Elétrica
MP do setor elétrico: Órigo Energia ressalta importância...
03/11/25
Posicionamento IBP
PLV 10/2025 prejudica o ambiente de negócios e coloca em...
03/11/25
OTC Brasil 2025
SLB destaca protagonismo e compromisso com a inovação, s...
31/10/25
OTC Brasil 2025
MEQ Energy Hub: Impulsionando o Desenvolvimento Empresar...
31/10/25
OTC Brasil 2025
Foresea é vencedora do 8º Prêmio Melhores Fornecedores P...
31/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.