Etanol

Importação de álcool anidro com isenção de 20% é restrita a produtores

Correio Brasilense, 31/07/2020
31/07/2020 10:12
Visualizações: 1098

A resolução nº 1/2019 da Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia, garante uma cota de importação de álcool anidro -- combustível que é adicionado à gasolina -- de 750 milhões de litros (ou 750 mil metros cúbicos) com isenção de 20% no imposto. A renúncia fiscal, no entanto, só beneficia os produtores de cana-de-açúcar. A medida, de 2019, vence em agosto. Importadores e distribuidores defendem que, caso seja reeditada, traga isonomia a todos os agentes do setor. Eles argumentam que o protecionismo aos ruralistas contraria a agenda liberal do governo, defendida, sobretudo, pelo Ministério da Economia.

Antes da resolução, importadores e distribuidoras de combustível tinham acesso a essa cota. A importação é necessária por conta da safra. De janeiro a abril, é preciso importar o produto para adicionar o percentual de 27,5% obrigatório na gasolina. Os volumes históricos importados suplantam, em anos recentes, mais que o dobro a cota de 750 mil m³. Em 2016, foi de 830 mil m³; em 2017, de 1.820 mil m³; em 2018, de 1.730 mil m³; e, no ano passado, de 1.450 mil m³. Em 2020, até maio, foram importados 790 mil m³.

Institucional

A resolução é considerada discriminatória e protecionista pelos setores que antes podiam se beneficiar da isenção e estão proibidos desde o ano passado. Como a resolução está em vigor até o fim de agosto de 2020, um grupo de agentes do setor já se reuniu, este mês, com o secretário de Comércio Exterior, Lucas Pedreira do Couto Ferraz, para tratar das cotas de importação de etanol anidro, como consta na agenda pública do órgão, de 21 de julho.

Na primeira quinzena de agosto, deve ocorrer nova reunião do Comitê-Executivo de Gestão da Camex (Gecex), um núcleo executivo colegiado que tem participantes de várias secretarias. Distribuidores e importadores temem pela pressão dos ruralistas para que a resolução volte a garantir isenção apenas aos produtores de etanol. Alegam que o protecionismo elimina a concorrência prejudicando o consumidor final e contraria o discurso do governo de que quer criar um ambiente de negócio favorável à atração de investimentos por agentes nacionais e internacionais.

Procurado, o Ministério da Economia disse que "não irá se pronunciar neste momento". A União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica) ainda não respondeu.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.