Santos

Implosões da Pedra de Teffé começaram hoje

O trabalho foi feito pela perfuratriz chinesa Yuan Dong 007, que chegou ao complexo santista no mês passado. O canal de navegação ficou interditado durante todo o processo. Nesta quinta-feira (29), a interdição acontece das 8h30 às 11h30. Na sexta-feira,

A Tribuna
28/09/2011 11:58
Visualizações: 356 (0) (0) (0) (0)
Desta vez nem a maré e nem o ajustes na cortina de bolhas atrapalharam  as primeiras implosões da Pedra de Teffé, localizada entre o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini e os silos do Armazém 26, na Margem Direita do Porto de Santos. As implosões ocorreram às 11h05 desta quarta-feira (28).

O trabalho foi feito pela perfuratriz chinesa Yuan Dong 007, que chegou ao complexo santista no mês passado. O canal de navegação ficou interditado durante todo o processo. A paralisação da navegação foi realizada a partir das 8h30.

Desde terça-feira da semana passada, quando começou a derrocagem, tem havido bloqueios no tráfego de embarcações no Porto. Inicialmente foi feita programação apenas para o mês de setembro. Nesta quinta-feira (29), a interdição acontece das 8h30 às 11h30. Na sexta-feira, será das 9h30 às 12h30. Ainda não foram estipulados os horários para outubro.

Os períodos de bloqueio são definidos de acordo com a maré, de forma que as implosões aconteçam sempre que a mesma estiver baixa, pois é o horário em que há menos passagem de navios pelo cais santista.

Derrocagem

A derrocagem inclui a perfuração, a implosão e a retirada da rocha. Depois de Teffé, será a vez da Pedra de Itapema, que está localizada em frente ao Forte de Itapema, na Margem Esquerda, na direção do Armazém 12. O serviço é necessário para permitir o alargamento do canal de 150 para 220 metros.

A estimativa da Autoridade Portuária é que a remoção das duas pedras seja concluída em dois meses. A Ster Engenharia é a empresa responsável pela obra, após vencer a licitação promovida pela Secretaria de Portos. O serviço vai custar R$ 25,5 milhões e será pago com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.