Siderurgia

IBS diz que setor adiará alguns projetos

Valor Econômico
30/01/2009 08:28
Visualizações: 314

Representantes do setor siderúrgico brasileiro admitiram ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que alguns empresários estão adiando ou reavaliando investimentos previstos para 2009. Em decorrência da crise financeira internacional, o setor sofreu uma redução de 0,2% na produção no ano passado, em comparação a 2007. Segundo o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), André Gerdau, ainda não há notícias de cancelamentos de investimentos entre as companhias do setor. Mas, para evitar um aumento no número de demissões, muitas empresas estão antecipando as manutenções de equipamentos e férias coletivas.

 

André Gerdau prefere não projetar números para este ano, afirmando que o setor vem vivendo a crise dia-a-dia. Segundo ele, as grandes siderúrgicas sentiram a queda nas encomendas externas e acredita que o setor poderá sofrer um novo baque com as medidas protecionistas ao setor anunciadas pelo presidente dos EUA, Barack Obama. Mas acredita que o mercado interno brasileiro poderá suprir essas lacunas.

 

Segundo o empresário, algumas medidas tomadas pelo governo federal no final de 2008 poderão ajudar as siderúrgicas a atravessarem o atual momento de dificuldades. Uma delas foi a redução do IPI no setor automotivo. "Ao aquecer as vendas, a medida permitiu o esvaziamento dos estoques, o que abre espaço para a produção de novos veículos".

 

Os empresários também gostaram do discurso presidencial de manutenção das obras de infra-estrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). E estão entusiasmados com o pacote da construção civil, que deve ser anunciado por Lula na próxima semana.

 

Os empresários do IBS querem ainda outras medidas, como a desoneração da folha de pagamentos, a aprovação da reforma tributária e um esforço conjunto dos agentes políticos para um desoneração de outros tributos, como o ICMS, cobrado pelos governos estaduais. "Um discurso que nos agradou bastante foi de que esta crise, cujos efeitos estão chegando com retardo ao Brasil, devem ser enfrentadas por todos em conjunto. Temos que tomar as medidas antes que as coisas piorem", defendeu.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.