Mercado

IBP discute o cenário macroeconômico global e os impactos no setor de energia

Economistas da FGV IBRE compartilharam suas visões na primeira edição da série Economia, Política e Energia – Diálogos Estratégicos

Assessoria IBP
05/08/2022 08:07
IBP discute o cenário macroeconômico global e os impactos no setor de energia Imagem: Divulgação FGV Visualizações: 2389

O primeiro encontro da série Economia, Política e Energia – Diálogos Estratégicos, realizado pelo Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), recebeu, nesta terça-feira (2/8) na sede do Instituto, especialistas da FGV IBRE que analisaram o cenário macroeconômico global e seus reflexos no setor de energia.  

Lívio Ribeiro, pesquisador associado do FGV IBRE e sócio da BRCG, especialista em China e economia internacional, pontuou que os choques geopolíticos que ocorrem no mundo têm trazido incertezas aos mercados, impactando também o Brasil. 

"Esse cenário com inúmeras transições e incertezas impõe uma pressão inflacionária grande nas economias. Esse movimento leva a ter de desacelerar a demanda para que seja compatível à oferta", ressaltou o economista da FGV IBRE. 

O cenário econômico atual – que conjuga retomada pós-pandemia, com desequilíbrio no balanço entre oferta e demanda de energia, e crises geopolíticas, como a guerra na Ucrânia – pressiona o preço das commodities gerando impactos inflacionários, mas também contribui para ganhos na balança comercial e arrecadação de alguns países. 

Valéria Lima, diretora-executiva de downstream do IBP, mediadora do encontro, ressaltou que o Brasil tem uma economia conectada com o mundo, que acompanha as tendências econômicas e que deve estar alinhada aos preços internacionais. Destacou ainda o papel da indústria do petróleo na balança comercial brasileira. "O Brasil hoje é um grande exportador de petróleo, diferentemente da década de 70, o que traz renda extra para o governo e grande contribuição para a economia", enfatizou. 

Sílvia Matos (foto), pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) e coordenadora do Boletim Macro IBRE, reforçou essa visão ao lembrar o papel de grande arrecadador de impostos e gerador de receitas do setor de commodities para a economia brasileira. 

"Interessante que a contribuição das commodities na última década era abaixo de 1% do PIB. Hoje está em 1,8%, sendo que 80% desse montante estão relacionados ao setor de óleo e gás", disse Matos. 

A economista da FGV IBRE destacou as atividades ligadas aos setores de energia e meio ambiente como possíveis alavancas para ajudar o país a trilhar um caminho de crescimento econômico mais consistente. "Em energia e meio ambiente temos um potencial de investimentos grandes em infraestrutura que pode nos ajudar a crescer e ter uma retomada. Nós temos o que o mundo demanda: energia", finalizou Sílvia Matos. 

O encontro foi o primeiro de uma série especial com três sessões. O conteúdo compartilhado nos encontros será disponibilizado após cada edição. Ao final da série, um material compilado de todos os debates ficará disponível ao público. 

Clique aqui para assistir o evento. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
PetroSupply Meeting impulsionará negócios no Mossoró Oil...
21/11/25
Premiação
Infotec Brasil é premiada na edição histórica do Ranking...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Financiamento
Unicamp inaugura supercomputador de IA financiado pela S...
19/11/25
Combustíveis
Ineep: preços dos combustíveis resistem e não acompanham...
19/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP amplia prazo para atendiment...
18/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
Firjan
Rio de Janeiro tem superávit de US$ 8,7 bilhões na balan...
18/11/25
Petrobras
Região da RPBC irá receber R$ 29 milhões em projetos soc...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
Gás Natural
Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte vai...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Alerta na COP30: sem eletrificação, indústria não cumpri...
17/11/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana valorizados
17/11/25
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.