Rio Pipeline & Logistics 2025

IBP debate investimentos em infraestrutura e logística na Rio Pipeline & Logistics

Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
27/08/2025 12:30
IBP debate investimentos em infraestrutura e logística na Rio Pipeline & Logistics Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1430

Patrocínio de cobertura

 

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) realizou no dia 21 de agosto, em sua sede, o evento "Countdown Rio Pipeline & Logistics", com líderes do setor em um debate preparatório para a conferência Rio Pipeline & Logistics 2025, que ocorrerá de 9 a 11 de setembro. As discussões apontaram para um novo e robusto ciclo de desenvolvimento, com a logística posicionada como elemento central para a competitividade da indústria energética nacional.

Especialistas indicaram que o setor entra em uma "nova fase de desenvolvimento", com projetos ancorados em dados realistas e consultas de mercado. Marcelino Guedes, sócio da Pipeline Brazil e um dos idealizadores da Rio Pipeline & Logistics, projetou um futuro de forte expansão no segmento. "Vemos para os próximos 10 anos uma demanda de 1 km de novas dutovias por dia no Brasil. A construção da cultura da nova geração é fundamental, e por isso precisamos dar todo o apoio ao movimento dos jovens profissionais".

Claudio Schlosser (foto), Diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, destacou como a logística se tornou central para a estratégia da companhia, resultando em ganhos de eficiência e novos investimentos. "O tema logística é central em nosso planejamento estratégico, pois entendemos que a vantagem competitiva passa por ele. Estamos resgatando, após quase 30 anos, o investimento em dutos com o projeto de interligação com o Centro-Oeste. A logística tem um papel fundamental para monetizar nosso petróleo no mercado brasileiro."

Já Victor Bomfim, CEO na Vast Infraestrutura, ressaltou a evolução do setor, com grande expectativa de negócios para os próximos anos e a integração da cadeia de valor. "É muito positivo ver a evolução do evento (Rio Pipeline & Logistics), que hoje é uma referência. Ao incluir a logística, olhamos para toda a cadeia, desde os terminais até o transporte. O futuro dessa indústria no Brasil é realmente brilhante."

De acordo com Rogerio Manso, CEO da ATgás, representante das empresas transportadoras de gás, o setor vive uma retomada de investimentos baseada em dados sólidos. "Claramente estamos em uma nova fase de desenvolvimento, com projetos ancorados em dados muito realistas e consultas feitas ao mercado. É um momento de grandes definições estratégicas para toda a indústria, impulsionado por sucessivas consultas públicas que exigem nossa atenção."

Como mediador do evento, o presidente do IBP, Roberto Ardenghy, enfatizou a importância de investir em capital humano e em iniciativas para atrair e qualificar jovens talentos. "Nosso compromisso com a formação de jovens recursos humanos é vital. É muito importante ter novos talentos trabalhando conosco para construir o futuro do setor".

A Rio Pipeline & Logistics 2025 será realizada na ExpoRio Cidade Nova de 9 a 11 de setembro e conta com o patrocínio Master da Petrobras, patrocínio Diamond das empresas TAG, TBG e Transpetro, patrocínio Platinum da NTS e da Tenaris, patrocínio Ouro da TechnipFMC, patrocínio Prata da Rosen e patrocínio Bronze da SLB + Enivibes, Solar Turbines e Tory Tech. Conta com o apoio institucional das seguintes entidades: ABCM, Abegás, AbesPetro, Abimaq, ABICAM, ABRACO, ABTL, AHK, Arpel, ATP, CTDUT, EIC e Energeo. Tem como apoio de mídia as seguintes empresas: Eixos, Offshore, Oil & Gas Journal, Petro & Química, PTJ, TN Petróleo e World Pipelines.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
Margem Equatorial
Ineep apresenta recomendações estratégicas para início d...
08/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Parceria premiada - Petrobras participa de quatro dos se...
05/12/25
Evento
Petrolíferas debatem produção mais limpa e tecnologias d...
04/12/25
Leilão
PPSA arrecada cerca de R$ 8,8 bilhões com a alienação da...
04/12/25
Firjan
Novo Manual de Licenciamento Ambiental da Firjan ressalt...
04/12/25
Transição Energética
Óleo & gás continuará essencial até 2050, dizem especial...
04/12/25
PPSA
Leilão da PPSA oferecerá participação da União em áreas...
04/12/25
Asfalto
IBP debate sustentabilidade e novas tecnologias para o f...
03/12/25
Reconhecimento
Casa dos Ventos conquista Medalha Bronze em sua primeira...
03/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.