Evento

IBP assina protocolo para estudos de reaproveitamento de plataformas

Proposta é trocar expertises e buscar soluções para aumentar a vida útil de equipamentos offshore.

Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
17/02/2025 15:15
IBP assina protocolo para estudos de reaproveitamento de plataformas Imagem: Divulgação IBP Visualizações: 1133

Durante o evento "Retomada da Indústria Naval Brasileira", no terminal da Transpetro, em Angra dos Reis, nesta segunda-feira (17/02), o presidente do IBP, Roberto Ardenghy (foto), assinou um protocolo de intenções para a realização de estudos para o reaproveitamento de plataformas em fase de desmobilização, em conjunto com o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (SINAVAL) e a Associação Brasileira das Empresas da Economia do Mar (ABEEMAR).

A cerimônia teve a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o Vice-presidente, Geraldo Alckmin; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; a presidente da Petrobras, Magda Chambriard; e o presidente da Transpetro, Sergio Bacci.

Roberto Ardenghy destacou a relevância do segmento industrial para o crescimento da economia nacional e a necessidade de otimizar infraestruturas existentes.

O protocolo terá como objetivo promover estudos e levantar informações para o desenvolvimento de projetos de repotencialização de plataformas e equipamentos de produção em estaleiros no Brasil. "Os projetos vão contemplar o trabalho de combate a corrosão e automação de plataformas e equipamentos e atualização tecnológica que podem representar até dez anos de vida útil após esse processo. Vamos contribuir trazendo experiências de outros países para agregar conhecimento a esse processo", detalhou Ardenghy.

O evento foi marcado pelo lançamento do segundo processo licitatório do programa de renovação da frota naval brasileira para a contratação pela Petrobras de oito navios gaseiros para transporte de gás natural e amônia. No evento também foi assinado um protocolo de intenções para executar o reaproveitamento de equipamentos e plataformas em fase de desmobilização.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, encerrou a cerimônia reforçando o compromisso do país com o desenvolvimento da indústria nacional e da Petrobras pela busca pela excelência tecnológica e industrial. "Não tem empresa no mundo mais eficiente do que a Petrobras, graças aos trabalhadores".

Já o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou os investimentos que estão sendo promovidos para o desenvolvimento das cadeias produtivas, especialmente o setor industrial, além de reafirmar o compromisso do governo com o processo de transição energética. "A criação de políticas públicas para o fortalecimento das cadeias produtivas significa soberania e segurança energética".

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, confirmou o objetivo da empresa de investir em novos projetos exploratórios e contar com o apoio da cadeia de fornecedores do país. "Não existe uma Petrobras forte sem uma cadeia de fornecimento forte e comprometida. Além disso, é importante destacar que precisamos explorar novas áreas. Tenham certeza que se obtivermos a licença da margem equatorial faremos com todo o cuidado e segurança".

O presidente da Transpetro, Sergio Bacci, reconheceu o importante marco para a indústria brasileira com a assinatura do segundo processo licitatório para a renovação da frota naval. "Estamos retomando a reindustrialização da indústria naval e a Transpetro é uma instalação estratégica para a Petrobras e para o segmento".

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
Margem Equatorial
Ineep apresenta recomendações estratégicas para início d...
08/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Parceria premiada - Petrobras participa de quatro dos se...
05/12/25
Evento
Petrolíferas debatem produção mais limpa e tecnologias d...
04/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.