Evento

IBP anuncia programação do Rio Automação 2019

Congresso reunirá especialistas e profissionais para discutir tecnologias e o futuro do setor de petróleo e gás

Redação/Assessoria
16/05/2019 14:37
IBP anuncia programação do Rio Automação 2019 Imagem: Divulgação Visualizações: 286

A busca por competitividade tem impulsionado a adoção de mecanismos de automação na indústria de petróleo e gás. Para revelar e discutir as novidades do setor, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) realiza nos dias 28 e 29 de maio, no Rio de Janeiro, o Rio Automação 2019, que reunirá diversos especialistas da área de instrumentação e automação para uma série de painéis  e sessões técnicas.

Para Melissa Fernandez, gerente de tecnologia e inovação do IBP, o evento será uma oportunidade para profissionais e pesquisadores entenderem o futuro da área no setor de O&G. "As questões tratadas no evento são fundamentais para alcançar níveis de eficiência mais elevados nas empresas, simplificação de processos e redução de custos, por exemplo. Esses assuntos serão tratados por especialistas e representantes de grandes empresas, líderes do mercado, que estão passando pelo processo de transformação digital", diz.

Institucional

Nesta edição, o Rio Automação conta com uma programação que propiciará aos participantes uma visão abrangente sobre as principais tendências no desenvolvimento de soluções para integração da instrumentação e automação industrial com as ferramentas de transformação digital da Indústria 4.0. “A percepção das novas tecnologias e a interação com os objetivos dos negócios na área de óleo e gás serão discutidas por profissionais renomados e atuantes no mercado possibilitando aos congressistas a participação em discussões técnicas e relevantes sobre tema”, afirma o presidente do Congresso Rio Automação, Paulo Dias, que participará da sessão de abertura com o CEO da Siemens Brasil, André Clark, e Augusto Borella, gerente geral de Transformação Digital da Petrobras.

A transformação digital também afetará as profissões do setor de óleo e gás, fazendo com que as empresas busquem novos perfis de colaboradores. Esse é o tema da sessão Career ThinkTank, mediada pelo fundador e CEO da Petra Group Talent Connections, Adriano Bravo, e que contará com a participação de lideranças de Recursos Humanos das empresas Total, BHGE, Modec e Equinor.

Já na PD&I Meeting serão debatidos os horizontes para a pesquisa, desenvolvimento e inovação, incluindo as novas regras estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) que ampliam as possibilidades de investimento em novos itens. Os desafios tecnológicos de E&P no Brasil e como a indústria 4.0 pode ajudar a superar os desafios de produção são os assuntos a serem debatidos no painel E&P Offshore: Desafios para a instrumentação e automação. Na palestra A transformação digital como ferramenta para eficiência operacional, por outro lado, serão expostas as principais tecnologias digitais que já estão sendo aplicadas e conseguem alcançar resultados positivos no setor de O&G.

O painel A transformação de uma empresa de O&G para empresa de energia, mediado pelo Head de Oil & Gas Sales da Siemens, Claudio Makarovsky, debaterá a influência de automação e instrumentação neste momento de transição para energias renováveis. “A importância do big data não gira em torno da quantidade de dados que você tem, mas do que você faz com eles. Você pode obter dados de várias fontes e analisá-los para encontrar respostas que permitem reduzir custos, economizar tempo, desenvolver novos produtos e otimizar ofertas e tomar decisões mais inteligentes. Este é um exemplo do que se pode obter com dados estruturados, que, em indústrias como a de óleo e gás, surgem nos instrumentos e seus sensores”, diz Makarovsky. Participarão do painel o gerente de tecnologia e inovação da Equinor, Ruben Schulkes, e a diretora de PD&I da Total E&P do Brasil, Isabel Waclawek.

A inteligência artificial e a conectividade terão destaque no painel As tecnologias da indústria 4.0 para a instrumentação de campo, que abordará, por exemplo, os benefícios dessas tecnologias na melhoria de desempenho operacional das plantas industriais. O Futuro da automação na indústria de O&G fechará o evento, debatendo o futuro da automação, a instrumentação diante do cenário da grande adoção  tecnologias digitais no setor.

Serviço:

Data: 28 e 29 de maio de 2019

Local: Hotel Windsor Oceânico

R. Martinho de Mesquita, 129 – Barra da Tijuca

Horário: Conferências das 9h às 18h

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19