Evento

IBP, ABRACE e ABPIP lançam o Ranking do Mercado Livre de Gás (RELIVRE)

Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
17/03/2023 14:48
IBP, ABRACE e ABPIP lançam o Ranking do Mercado Livre de Gás (RELIVRE) Imagem: Divulgação Visualizações: 2444

Entidades do setor de energia lançam, no próximo dia 23/3, o Ranking do Mercado Livre de Gás (RELIVRE), uma ferramenta interativa para acompanhar as normas estaduais referentes à abertura do mercado livre de gás natural no Brasil. Com ela, será possível identificar os Estados com as melhores práticas regulatórias, além de apontar potenciais oportunidades de aprimoramento e, assim, contribuir com o aprofundamento e consolidação do processo de transformação da abertura do setor de gás natural.

A ferramenta, criada pela Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE), foi aprimorada em uma iniciativa conjunta com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e com a Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP). O objetivo é trazer uma visão mais ampla e completa, envolvendo produtores e grandes consumidores de gás, sobre os regramentos estaduais de abertura de mercado.

Durante a cerimônia de apresentação do RELIVRE, na sede do IBP, será divulgado o resultado da pesquisa realizada ao longo de 2022 e 2023, com o ranking dos Estados mais atrativos à abertura do mercado. Ao todo, o ranking contempla 37 itens regulatórios para classificar os avanços da legislação e regulação em cada unidade federativa.

O lançamento do RELIVRE será parte da divulgação da 20ª edição do Seminário de Gás Natural, que acontecerá nos dias 10 e 11 de maio deste ano, no Hotel Fairmont Rio de Janeiro. Sob o tema 'Gás Natural no Brasil: Abertura, Competitividade e Sustentabilidade', o fórum reunirá os principais nomes do setor para debater a agenda prioritária para o seu desenvolvimento. Os interessados podem receber as novidades sobre a programação em primeira mão se cadastrando aqui. As inscrições para o Seminário de Gás Natural serão abertas no mesmo dia do lançamento do RELIVRE (23/3).

O IBP, como representante principal da indústria de óleo e gás no Brasil, é também o mais importante organizador de eventos do setor. Neste ano, são destaques da agenda da entidade a realização do ESG Energy Forum IBP, em junho; da Rio Pipeline, em agosto; e da Offshore Technology Conference (OTC), em outubro.

Serviço: 

Lançamento do Ranking do Mercado Livre de Gás (RELIVRE)

Data: 23 de março de 2023

Horário: 17h

Local: Sede do IBP -- 26º andar

Avenida Almirante Barroso, 52 -- 26º andar - Centro, Rio de Janeiro - RJ

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Exportações
Setor de óleo e gás e parlamentares discutem Imposto de ...
29/04/26
Evento
PortosRio participa do Rio de Janeiro Export 2026 e dest...
29/04/26
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/26
Resultado
Foresea registra melhor ano de sua história e consolida ...
29/04/26
Internacional
OTC Houston: ANP participa de painéis e realiza evento c...
29/04/26
Apoio Offshore
Wilson Sons revoluciona logística offshore com entrega p...
29/04/26
Internacional
PPSA e ANP promovem evento em Houston para apresentar o...
28/04/26
Segurança no Trabalho
Gasmig bate recorde de 1300 dias sem acidentes do trabalho
28/04/26
Workshop
ANP realiza workshop sobre proposta de novo modelo de li...
28/04/26
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23