Meio ambiente

Ibama nega licença ambiental em Abrolhos

Ibama negou licença ambiental para atividades sísmicas da Newfield no BM-ES-20 para evitar que a empresa fizesse mais investimentos, já que a futura licença para perfuração seria vetada, informa diretor do órgão.


16/06/2005 00:00
Visualizações: 1417

A negação da da licença ambiental para atividades sísmicas da empresa Newfield no bloco BM-ES-20, na bacia do Espírito Santo, foi motivada pela conclusão do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) de que a empresa não obteria, futuramente, a licença para pefuração.

Segundo o diretor de licenciamento ambiental do Ibama no Rio de Janeiro, Edimilson Maturana, o objetivo do órgão foi evitar que a empresa realizasse mais investimentos no campo, que ao final seria um empreendimento infrutífero.

O diretor admite, no entanto, que o BM-ES-20, situado em uma região de sensibilidade ambiental, considerada zona de amortecimento do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, estava sob severa vigilância da sociedade civil, por meio de ONGs e do Ministério Público. "Com base neste conjunto de dados é que a diretoria decidiu que deveria negar a licença", afirma.

O pedido de licença ambiental da Newfield esteve tramitando durante mais de dois anos no Ibama. Embora o diretor admita a falta de profissionais com o perfil adequado para a realização das análises ambientais, no caso Newfield ele comentou outros motivos para a demora no veredicto: "na época, em 2002, o Ibama tentou analisar o pedido de licença para sísmica e perfuração ao mesmo tempo, o que acabou atrasando ainda mais o processo", afirmou.

No que se refere à constante crítica do empresariado ao órgão quanto à morosidade do órgão em conceder licenças ambientais, Maturana informa que o Ibama continua sobrecarregado, principalmente pelos ajustes de conduta dos antigos blocos, que foram concedidos antes da lei ambiental, válida desde 2000.

Maturana afirma que a demanda por pedidos de termo de referência para a realização de estudos para a fase de produção tem aumentado muito. "Os empreendimentos das primeiras rodadas estão maduros hoje, temos vários pedidos da Petrobras, outros da Devon, Shell e El Paso. Esses projetos deverão estar produzindo em 2007 ou 2008", informa.

Maturana acredita que com as contratações de 18 funcionários, que serão feitas até novembro o órgão poderá atender melhor às demandas atuais. "Depende do perfil dos profissionais que passem no concurso. Para o cargo de analista basta ter curso superior, não há uma definição de profissão", lamenta.

Além da região de Abrolhos, Maturana aponta as áreas de Camamu, Santos e o vórtice de Vitória, no Espírito Santo, como áreas de sensibilidade ambiental.

As informações foram divulgadas durante a Brasil Offshore 2005, feira e conferência realizada entre os dias 15 e 17 de junho em Macaé (RJ)

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fenasucro
Frota pesada: biometano une potencial energético à baixa...
07/07/26
Logística
Vast Infraestrutura e Petrobras reforçam parceria e assi...
06/07/26
Energia Elétrica
Thymos Energia avalia Leilão de Transmissão da Aneel
06/07/26
Negócio
Supergasbras assina primeiro contrato de fornecimento de...
06/07/26
Posicionamento IBP
Mudança do instrumento não corrige as ilegalidades do Im...
06/07/26
Pessoas
Alessandro Cantarino assume o cargo de Vice-Presidente E...
06/07/26
Combustíveis
Etanol encerra a semana com mercado dividido entre queda...
06/07/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 11 milhões em infraestrutura de gás e...
06/07/26
Transpetro
Transpetro realiza primeiro abastecimento da frota com c...
06/07/26
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.