Rondônia

Ibama autoriza início da operação da Usina Santo Antônio

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o início da geração de energia da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (RO). Santo Antônio terá capacidade instalada de 3.150 megawatts e é operada pelo consórcio Santo Antônio Energia

Agência Brasil
15/09/2011 21:03
Visualizações: 135
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o início da geração de energia da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (RO). A licença de operação foi assinada ontem (14) pelo presidente do instituto, Curt Trennepohl.

O Ibama recomendou que o enchimento do reservatório - que deve começar hoje (15) - seja feito em três etapas para assegurar a qualidade da água e a sobrevivência dos peixes que vivem no Rio Madeira. O reservatório deverá estar cheio em meados de novembro, quando a água chegar a 70,5 metros. Após o enchimento, as turbinas podem começar a funcionar.

Além de proteger a fauna aquática, o enchimento gradual do lago também facilita a retirada de animais que vivem nos 546 quilômetros quadrados que serão inundados. Segundo o Ibama, as espécies capturadas serão devolvidas à floresta em área próxima. Os animais que precisarem de atendimento veterinário serão encaminhados ao Centro de Triagem, instalado na Universidade de Rondônia.

Santo Antônio terá capacidade instalada de 3.150 megawatts e é operada pelo consórcio Santo Antônio Energia, formado pela Andrade Gutierrez, Furnas Eletrobras, Cemig, Odebrecht e Banif.

O consórcio terá que pagar R$ 56 milhões de compensação ambiental, o equivalente a 0,5% do valor de referência do projeto. O Comitê de Compensação Ambiental Federal está avaliando qual será a destinação dos recursos.

Junto com a Usina Hidrelétrica Jirau, Santo Antônio forma o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, um dos principais empreendimentos energéticos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20