Rondônia

Ibama autoriza início da operação da Usina Santo Antônio

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o início da geração de energia da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (RO). Santo Antônio terá capacidade instalada de 3.150 megawatts e é operada pelo consórcio Santo Antônio Energia

Agência Brasil
15/09/2011 18:03
Visualizações: 463
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o início da geração de energia da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (RO). A licença de operação foi assinada ontem (14) pelo presidente do instituto, Curt Trennepohl.

O Ibama recomendou que o enchimento do reservatório - que deve começar hoje (15) - seja feito em três etapas para assegurar a qualidade da água e a sobrevivência dos peixes que vivem no Rio Madeira. O reservatório deverá estar cheio em meados de novembro, quando a água chegar a 70,5 metros. Após o enchimento, as turbinas podem começar a funcionar.

Além de proteger a fauna aquática, o enchimento gradual do lago também facilita a retirada de animais que vivem nos 546 quilômetros quadrados que serão inundados. Segundo o Ibama, as espécies capturadas serão devolvidas à floresta em área próxima. Os animais que precisarem de atendimento veterinário serão encaminhados ao Centro de Triagem, instalado na Universidade de Rondônia.

Santo Antônio terá capacidade instalada de 3.150 megawatts e é operada pelo consórcio Santo Antônio Energia, formado pela Andrade Gutierrez, Furnas Eletrobras, Cemig, Odebrecht e Banif.

O consórcio terá que pagar R$ 56 milhões de compensação ambiental, o equivalente a 0,5% do valor de referência do projeto. O Comitê de Compensação Ambiental Federal está avaliando qual será a destinação dos recursos.

Junto com a Usina Hidrelétrica Jirau, Santo Antônio forma o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, um dos principais empreendimentos energéticos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
Margem Equatorial
Ineep apresenta recomendações estratégicas para início d...
08/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Parceria premiada - Petrobras participa de quatro dos se...
05/12/25
Evento
Petrolíferas debatem produção mais limpa e tecnologias d...
04/12/25
Leilão
PPSA arrecada cerca de R$ 8,8 bilhões com a alienação da...
04/12/25
Firjan
Novo Manual de Licenciamento Ambiental da Firjan ressalt...
04/12/25
Transição Energética
Óleo & gás continuará essencial até 2050, dizem especial...
04/12/25
PPSA
Leilão da PPSA oferecerá participação da União em áreas...
04/12/25
Asfalto
IBP debate sustentabilidade e novas tecnologias para o f...
03/12/25
Reconhecimento
Casa dos Ventos conquista Medalha Bronze em sua primeira...
03/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.