Tecnolgia

HP e Shell unem-se no desenvolvimento de sensor sísmico de extrema fidelidade

Na Semana Internacional de Petróleo de 2010, a HP e a Shell anunciaram uma colaboração no desenvolvimento de um sistema de sensores sem fio(wireless) para a aquisição de dados sísmicos de altíssima resolução.

Redação/ Agências
02/03/2010 15:25
Visualizações: 455

Na Semana Internacional de Petróleo de 2010, a HP e a Shell anunciaram uma colaboração no desenvolvimento de um sistema de sensores sem fio(wireless) para a aquisição de dados sísmicos de altíssima resolução. Youtube vídeo explicativo do sistema (em inglês)


O setor de gás e petróleo demanda dados sísmicos de alta qualidade para avaliar com precisão os prospectos de exploração, classificando-os então em termos de viabilidade comercial, além de monitorar com eficácia as reservas em produção. Com o desenvolvimento de uma contagem de canal muito mais alta e uma faixa de frequência de sensor mais abrangente do que as disponíveis atualmente, o novo sistema promete melhorar consideravelmente a qualidade dos dados sísmicos obtidos.


A HP e a Shell usarão de seu conhecimento e experiência de maneira complementar para produzir uma solução inovadora em sensoriamento, coleta e armazenamento de dados geofísicos. O sistema foi projetado para integrar perfeitamente o ambiente computacional e gerar imagens sísmicas de alto desempenho, além de ser implantado com segurança e maior custo benefício que os sistemas atuais.


“Consideramos que isso representa um salto à frente na qualidade dos dados sísmicos que oferecerá à Shell vantagem competitiva na exploração de reservas de gás e petróleo difíceis, como depósitos de pré-sal no Oriente Médio ou gás não convencional na América do Norte”, diz Gerald Schotman, Vice-Presidente executivo de Inovação/Pesquisa e Desenvolvimento da Shell. “Como resultado dessa empolgante colaboração, esperamos realizar todo o potencial da tecnologia de processamento e imagem da Shell em terra.”

 

O novo sistema reflete a abrangência do portfólio da HP. A solução será desenvolvida por HP Enterprise Services e inclui uma recente descoberta em tecnologia de sensor de alto desempenho de HP Labs – o braço principal de pesquisa da companhia – e o Grupo de Image e Impressão da HP. Além disso, o sistema usa os produtos de rede HP ProCurve junto com os produtos de armazenamento, computação e software HP.

 

“Esses avanços tecnológicos para descobrir recursos de energia podem transformar a capacidade de indicar com precisão novas reservas abundantes de gás e petróleo”, disse Joe Eazor, vice-presidente sênior e gerente geral, HP Enterprise Services. “A HP está posicionada de forma única para oferecer à Shell um sistema de sensores completo, trazendo inovação para tratar dos principais desafios sísmicos técnicos.”

 

 


Esse relacionamento estratégico com a Shell é um marco no plano da HP para um ambiente de informação que possibilita às pessoas tomar decisões melhores e mais rápidas, na medida de melhorar a segurança, a proteção e a sustentabilidade ambiental. A solução está posicionada a fornecer um novo nível de conscientização por meio de uma rede de sensores, armazenamento de dados e análises de monitoramento do ambiente, os ativos, a integridade e a segurança.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.