Hidrogênio

Honeywell fecha parceria com o National Renewable Energy lLab para o armazenamento de hidrogênio combustível

A empresa vai colaborar com a NREL no desenvolvimento soluções de armazenamento de hidrogênio em cartuchos para Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs)

Redação TN Petróleo/Assessoria
25/09/2023 13:28
Honeywell fecha parceria com o National Renewable Energy lLab para o armazenamento de hidrogênio combustível Imagem: Divulgação Visualizações: 494 (0) (0) (0) (0)

A Honeywell anunciou hoje que fez parceria com o Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL, na sigla em inglês) do Departamento de Energia dos EUA (DOE) em uma colaboração de um ano para o desenvolvimento do protótipo de uma solução de armazenamento de hidrogênio para Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs)

A empresa oferecerá expertise tecnológica, com testes para a tecnologia de cartuchos de combustível, suporte à cadeia de suprimentos, prototipagem e avaliação de células de combustível para se qualificar para o projeto "Aditivos de Combustível para Portadores de Hidrogênio Sólido (FLASH, na sigla em inglês) na Aviação Elétrica". 

O projeto FLASH amadurecerá uma nova tecnologia de portador de hidrogênio desenvolvida no NREL como parte do projeto HyMARC (Hydrogen Materials Advanced Research Consortium). O projeto é financiado por uma parceria entre o Escritório de Tecnologias de Hidrogênio e Células a Combustível do DOE, o NREL e a Honeywell. 

Os VANTs elétricos estão sendo rapidamente adotados em aplicações industriais, como levantamento topográfico, inspeção de infraestrutura e segurança. Muitas dessas aplicações anteriormente exigiam veículos terrestres ineficientes ou o uso arriscado de helicópteros tripulados. 

Para aplicações de curto alcance, os VANTs têm o potencial de oferecer maior eficiência, confiabilidade e precisão em comparação com aeronaves convencionais movidas a combustão. No entanto, para aplicações de longo alcance e carga pesada, os VANTs elétricos movidos a bateria atualmente não atendem às necessidades. A colaboração entre o NREL e a Honeywell busca demonstrar que o hidrogênio pode ajudar a enfrentar esses desafios de maior duração e carga pesada. 

"Os drones de longo alcance de hoje são normalmente alimentados por motores de combustão interna. Embora eles ofereçam o alcance necessário que os VANTs elétricos movidos a bateria não têm, esses motores têm problemas com ruído excessivo, vibração e emissões, incluindo emissões de carbono", disse Katherine Hurst, cientista sênior e gerente de grupo do NREL. "Esta é uma oportunidade emocionante para demonstrar o desempenho de materiais de armazenamento de hidrogênio que desenvolvemos em nosso laboratório, juntamente com a Honeywell, para alimentar um veículo aéreo real." 

"Este é um projeto dos sonhos para um pesquisador de laboratório nacional", disse Steve Christensen, um dos líderes do NREL no projeto. "A Honeywell já construiu e testou dispositivos que podem usar nossos materiais, nos dando a chance de incorporar nossa tecnologia diretamente em seus sistemas e avançar com este promissor combustível de drone por meio de  

pesquisa e desenvolvimento colaborativos. Nós e nossos parceiros no DOE estamos muito entusiasmados com esta oportunidade de ver o apoio do DOE às tecnologias de hidrogênio resultar em uma aplicação para o mercado." 

"Esta parceria com o NREL é o mais recente exemplo de como a Honeywell está a impulsionar o futuro da aviação sustentável", disse Dave Shilliday, vice-presidente e gerente geral de Mobilidade Urbana Aérea e Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas da Honeywell Aerospace. "O hidrogênio pode oferecer vantagens significativas para sistemas de decolagem e pouso vertical de veículos elétricos em termos de resistência e alcance. Além disso, o uso do hidrogênio como fonte de energia também pode expandir significativamente as possibilidades dos VANTs em comparação com as limitações impostas pelos sistemas de propulsão elétrica por bateria. A Honeywell trabalhará com o NREL para desenvolver a tecnologia de hidrogênio necessária para contribuir ainda mais com o crescimento da indústria." 

O FLASH busca fornecer uma abordagem alternativa na qual o armazenamento eficiente e duradouro de hidrogênio é combinado com uma célula de combustível que converte o hidrogênio em eletricidade para alimentar o voo de VANTs elétricos. O sistema resultante permitirá voos de longo alcance, mas sem o ruído e as emissões de escapamento dos motores de combustão. Também possibilitará aplicações sensíveis do veículo, como monitoramento atmosférico, em que gases de escapamento e motores ruidosos poderiam reduzir o desempenho. 

O projeto FLASH está focado em um material sólido que pode liberar rapidamente gás de hidrogênio para uso pela célula de combustível. O material tem uma alta capacidade de hidrogênio e pode operar em baixas temperaturas (aproximadamente 100°C). Essa categoria de materiais é altamente versátil para atender aos requisitos de entrega industrial de hidrogênio. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Equidade de gênero
Naturgy apoia pacto por equidade de gênero na Energia
19/09/24
Evento
Começa amanhã a Conferência Ethos 360° São Paulo
17/09/24
Goiás
A Força do agronegócio e da agroindústria no desenvolvim...
13/09/24
Etanol
Atualização dos impactos das queimadas para os produtore...
13/09/24
Sustentabilidade
Bahiagás lança primeira edição do seu Relatório de Suste...
13/09/24
Energia Elétrica
Prime Energy oferece benefícios do Mercado Livre de Ener...
12/09/24
Combustíveis
Câmara aprova emendas do Senado ao projeto dos combustív...
12/09/24
Reunião
ORPLANA participa de reunião do Conselho Nacional de Rec...
11/09/24
Comunicação
WayCarbon anuncia novo posicionamento e branding
10/09/24
Baixo Carbono
Estudos de negócios de baixo carbono serão realizados en...
10/09/24
COMUNICAÇÃO + IA
Plataforma oferece insights sobre anúncios digitais dura...
06/09/24
Hidrogênio
ANP produz relatório sobre o marco legal do hidrogênio d...
06/09/24
Segurança no Trabalho
Software de startup brasileira otimiza gestão de EPIs
05/09/24
Publicação
Certificação de hidrogênio verde é tema de livro publica...
03/09/24
Evento
Mais de 700 mulheres debatem transição energética e sust...
03/09/24
Biogás
Governo abre edital para projetos de biogás e assina aco...
02/09/24
Etanol
Hidratado volta a subir após duas semanas em queda; anid...
02/09/24
Resultado
Moagem atinge 44 milhões de toneladas na 1ª quinzena de ...
28/08/24
Brasil
Transição Energética prevê atrair R$ 2 trilhões
27/08/24
Cana-de-Açúcar
Impacto dos incêndios para os produtores de cana-de-açúcar
26/08/24
Emissões
Necta Gás Natural recebe pela segunda vez o selo Ouro do...
26/08/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.