<P>A Delegação Comercial Holandesa no Recife lançará, na próxima segunda-feira, no Arcádia Boa Viagem, o Programa de Cooperação com os Mercados Emergentes (PSOM). O evento, que tem em sua programação um seminário, visa estreitar as relações comerciais entre o Norte e o Nordeste brasilei...
Jornal do Commércio – PEA Delegação Comercial Holandesa no Recife lançará, na próxima segunda-feira, no Arcádia Boa Viagem, o Programa de Cooperação com os Mercados Emergentes (PSOM). O evento, que tem em sua programação um seminário, visa estreitar as relações comerciais entre o Norte e o Nordeste brasileiros e a Holanda. Um grande interesse das empresas daquele país é entrar na cadeia do estaleiro Atlântico Sul, da Camargo Corrêa, em Suape, implantando fábricas para fornecer equipamentos ou entrando como parceiros de tecnologia e capacitação de mão-de-obra.
O PSOM estimula parcerias de longo prazo e apóia projetos-piloto no Norte e Nordeste entre empresas holandesas e locais, reembolsando parte do investimento realizado. Somente no ano passado, foram 40 milhões destinados aos países emergentes. O representante da Delegação no Recife, Dirk Meewis, em visita ontem ao JC, explicou que, devido à tradição portuária de Roterdã, os empreendedores daquele país são os parceiros ideais para atuar como fornecedores de equipamentos e conhecimentos técnicos. O Brasil está novamente ampliando a indústria naval e a tecnologia do setor mudou muito.
Anualmente, a Delegação Comercial Holandesa no Recife recebe, segundo ele, de 40 a 50 empresários interessados em montar negócios e parcerias no Norte e Nordeste. O fluxo comercial entre os dois países, menciona, chega a 6,2 bilhões, com 5,5 bilhões exportados do Brasil para a Holanda e 700 milhões importados pelo país sul-americano.
Para o evento, está confirmada a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros da Holanda, Bernard Bolt.
Fonte: Jornal do Commércio – PE
Fale Conosco
21