A holandesa Van Oord foi a vencedora da licitação para as obras de dragagem do canal de acesso ao estaleiro Promar, que será construído na Ilha de Tatuoca, no Complexo Industrial Portuário de Suape. A obra terá início até o fim deste mês e deve ficar pronta em 12 meses. Como explicou o vice-presidente de Suape, Frederico Amâncio, consiste na continuidade do canal já aberto para operação do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), já previsto no projeto do Porto, e está orçada em R$ 94 milhões.
As obras de construção do Promar devem começar em julho e o estaleiro já tem encomendas de oito navios gaseiros do Programa de Expansão e Modernização da Frota da Transpetro (Promef), cujo valor estimado chega a US$ 536 milhões. O novo estaleiro vai receber investimentos de R$ 300 milhões, ocupando uma área de 80 hectares, próximo do local onde já opera o Estaleiro Atlântico Sul (EAS). A obra executada pela Van Oord vai abrir um canal de acesso com 11 metros de profundidade, que permite a navegação de navios. “No caso do Atlântico Sul, antes mesmo da conclusão do primeiro galpão, teve início o corte de chapa de aço”, comentou Amâncio. A previsão é de que o Promar comece a operar 36 meses após o início das obras.
Ainda nesta semana, será aberta licitação para obra de aprofundamento do Porto de Suape, cujo projeto prevê profundidade de 20 metros, capacidade para receber navios petroleiros e de minério, ampliando a capacidade operacional do Porto de Suape dentro dos padrões internacionais. De acordo com Amâncio, o porto está em fase final de estudos para a construção de um novo canal na região portuária, que vai viabilizar o surgimento dos cais 6, 7, 8 e 9 e ampliação dos clusters naval e offshore.