CCEE

Hidrogênio: energia do futuro é discutida por especialistas em workshop

CCEE lidera grupo com instituições do setor e do segmento para construir certificação

Redação TN Petróleo/Assessoria CCEE
10/05/2022 12:19
Hidrogênio: energia do futuro é discutida por especialistas em workshop Imagem: Cortesia Enel Green Power Visualizações: 2403

O hidrogênio é uma aposta importante para a transição energética que o mundo está passando. Os próximos anos serão decisivos na consolidação desta tecnologia e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE já está engajada no desenvolvimento deste mercado. Na última semana, mais de 60 especialistas participaram de um grupo de trabalho para discutir a certificação do hidrogênio.

Com representantes das instituições do setor (Aneel e EPE), produtores de hidrogênio, geradores de energia, empresas que usam hidrogênio como matéria-prima, acadêmicos e associações especializadas neste segmento, a CCEE promoveu um debate sobre os padrões de certificações existentes, com análises de modelos internacionais e tecnologias existentes.

“Estamos mapeando as exigências internacionais para a classificação do hidrogênio como sendo de baixo carbono e as soluções para se adequar ao marco regulatório brasileiro, de forma a conceber uma certificação baseada em três pilares: atendimento a padrões internacionais, otimização dos custos, integridade e confiabilidade”, comenta Ricardo Gedra, gerente de Análise & Informações ao Mercado.

Novos encontros ocorrerão ao longo de 2022 para estabelecer os atributos da certificação do hidrogênio produzido no Brasil. A CCEE aproveitará todas as informações de medição, contratos e modelagem da energia elétrica já existente em seus sistemas para desenvolver essa certificação, contribuindo assim para a transição energética. 

Caso você tenha interesse em receber informações a respeito do tema, entre em contato pelo e-mail atendimento@ccee.org.br solicitando o cadastro como “informado” sobre o assunto.

Tema na pauta do setor
No dia 3 de maio, a CCEE participou de um evento internacional sobre certificação de hidrogênio, promovido pela Câmara de Comercialização e Indústria Brasil-Alemanha. O workshop “Certificações Internacionais e Nacionais de Hidrogênio Baseadas no Teor de Carbono” é decorrente de uma parceria energética entre os dois países e contou também com a participação do MME e EPE.

Ricardo Gedra, gerente de Análise & Informações ao Mercado, apresentou a visão geral sobre certificação de hidrogênio verde no Brasil e o planejamento da CCEE para concepção do modelo “Nosso objetivo é disponibilizar uma versão simplificada ainda este ano, possibilitando a evolução para uma versão completa a partir de 2023”, destacou.

Confira o vídeo completo do evento.
https://www.youtube.com/watch?v=2wJzrub4Z0E

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.