Negócio

Grupo J&F entra no setor de óleo e gás com compra da Fluxus, de Ricardo Savini

Aquisição ocorre simultaneamente à celebração de contratos para comprar dois campos de produção da Pluspetrol na Argentina; Grupo avalia oportunidades na América Latina

Redação TN Petróleo/Assessoria
01/12/2023 16:55
Grupo J&F entra no setor de óleo e gás com compra da Fluxus, de Ricardo Savini Imagem: Divulgação Visualizações: 1440

O Grupo J&F, dos empresários Joesley e Wesley Batista, entrou no setor de óleo e gás, com a aquisição da Fluxus. A empresa foi fundada pelos especialistas do setor Ricardo Savini (foto), Jorge Lorenzón e Vitor Abreu para atuar de maneira independente. O trio permanecerá na gestão da Fluxus, agora parte do Grupo J&F, com a posição de CEO sendo mantida por Savini, fundador e ex-presidente da 3R Petroleum. Os executivos acumulam décadas de experiência no setor, com passagem por empresas como Petrobras, ExxonMobil, Pérez Companc e YPF.

A aquisição da Fluxus ocorre simultaneamente à celebração de contratos para a primeira compra de ativos operacionais da empresa, na Argentina. A Fluxus celebrou um acordo com a Pluspetrol para a aquisição da integralidade dos Blocos 1, Bloco 2 e Bloco Centro do campo de Centenário, localizado na província de Neuquén, e de 33% do campo de Ramos, na província de Salta, ambos operados pela Pluspetrol. O fechamento da operação com a Pluspetrol é previsto para ocorrer em 2024 e está sujeito a condições precedentes administrativas e habituais para o tipo de contrato.

Somadas, as duas operações na Argentina possuem produção diária atual de 9.325 barris equivalentes de óleo para a participação da Fluxus, sendo 1,3 milhão de metros cúbicos de gás e 1.365 barris de petróleo por dia.

A Fluxus será a plataforma de investimentos do Grupo J&F nos setores de óleo e gás na América Latina. “Estamos muito otimistas com as oportunidades que a região apresenta nos setores de óleo, gás e energia. Depois deste primeiro negócio na Argentina, estamos analisando investimentos no Brasil, na Bolívia e na Venezuela, entre outros países”, afirma Ricardo Savini, CEO da Fluxus.

Com essa aquisição, o Grupo J&F consolida sua posição como o maior grupo empresarial brasileiro, um conglomerado diversificado que inclui empresas de alimentos (JBS), celulose (Eldorado Brasil), energia (Âmbar), mineração (J&F Mineração), serviços financeiros (Picpay), higiene e cosméticos (Flora) e comunicação (Canal Rural). “Fazer parte de um grupo com 70 anos de sucesso em tantos segmentos e 290 mil colaboradores coloca a Fluxus em uma posição privilegiada para investir em óleo e gás e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da América Latina”, diz Savini.

Sobre o Grupo J&F

A J&F é o maior grupo empresarial do Brasil, com operações em 22 países  e mais de 290 mil colaboradores, dos quais 171 mil no Brasil. Com uma história que teve início em 1953, a empresa controla um portfólio diversificado de empresas atuando nos setores de alimentos, celulose, energia, mineração, óleo e gás, serviços financeiros, higiene e cosméticos e comunicação, totalizando uma receita de R$ 393 bilhões.

Sobre a Fluxus

A Fluxus (composta pela Fluxus Holding S.A. e Fluxus Óleo, Gás & Energia Ltda.) é empresa operadora de óleo & gás, cadastrada na ANP, que está em fase de construção de portfólio de campos em produção de óleo e gás no Brasil e na América Latina. A empresa foi fundada em 2023 por Ricardo Savini (fundador e ex-presidente da 3R Petroleum, com passagens por Petrobras, Pérez Companc, Georadar e Deloitte), Jorge Lorenzón (ex-diretor da 3R Petroleum, com passagens por YPF, Pérez Companc e Petrobras) e Vitor Abreu (geólogo exploracionista com passagens por Petrobras e ExxonMobil).

Sobre a Pluspetrol

Pluspetrol é uma companhia petrolífera independente, privada, com 45 anos de experiência em Exploração e Produção de óleo e gás. A Companhia opera atualmente 412 mil barris de óleo equivalente por dia, sendo 100 mil bpd de líquidos e 1.765 milhões de pés cúbicos/dia de gás. A companhia está presente em Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Holanda, Peru e Uruguai.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.