Sustentabilidade

Grupo EDP amplia rede para abastecimento de veículos elétricos

A EDP no Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, ampliou hoje a sua rede dedicada de abastecimento para veículos elétricos. O evento aconteceu na cidade paulista de Mogi das Cruzes, área de concessão da sua distribuidora de energia EDP Bandeirante. Além da instalação de quatro post

Redação
21/09/2010 16:50
Visualizações: 291
A EDP no Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, ampliou hoje a sua rede dedicada de abastecimento para veículos elétricos. O evento aconteceu no Estado de São Paulo, na cidade de Mogi das Cruzes, área de concessão da sua distribuidora de energia EDP Bandeirante. 
 

Além da instalação de quatro postos de recarga, a EDP também doou ao município 15 bicicletas elétricas, sendo dez para uso exclusivo da Guarda Municipal e cinco para a Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
 

Participaram da cerimônia de entrega, realizada na Prefeitura de Mogi das Cruzes, Miguel Setas, vice-presidente de Distribuição da EDP no Brasil, e Marco Bertaiolli, prefeito de Mogi das Cruzes, além de autoridades municipais.
 

Com essa iniciativa, a Companhia chega ao final do terceiro trimestre do ano com um total de 20 postos instalados no Brasil – dez postos no Estado de São Paulo e mais dez no Espírito Santo. Dentro do projeto, ao todo, a EDP já doou 90 bicicletas elétricas.
 

Iniciado em janeiro deste ano, o projeto pioneiro de mobilidade elétrica no Brasil integra a política de inovação do Grupo, no âmbito do Programa “EDP 2020”. “A mobilidade elétrica constitui um novo paradigma do setor, para o qual estamos nos preparando com antecedência. Fomos a primeira empresa no Brasil a desenvolver uma rede dedicada para abastecimento de veículos elétricos e queremos continuar na liderança deste segmento”, explica Miguel Setas.
 

A rede de abastecimento também conta com a marca MOBI.E, parceira da EDP em Portugal para projetos de desenvolvimento urbano e de transportes. 
 

Em Mogi das Cruzes, os locais de instalação dos postos de abastecimento são: Prefeitura de Mogi das Cruzes; Parque Centenário; Parque Leon Feffer e Praça Oswaldo Cruz.
 

Para o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, esta parceria com a EDP é fundamental para fortalecer o trabalho na área da segurança pública. “Mogi das Cruzes já conta com uma ampla ação de ampliação e substituição da iluminação pública. Agora, recebemos as bicicletas que serão utilizadas pelos nossos guardas municipais no dia a dia, reforçando as ações de prevenção e apoio à comunidade. Isso tudo agregado ao fato de que é ecologicamente correto, uma vez que funciona à base de energia elétrica. Com mais este investimento da EDP na nossa cidade, Mogi das Cruzes figura entre as maiores cidades e estados do Brasil", explica o prefeito.
 

O Secretário Municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, acrescenta que é uma honra para a Prefeitura fazer parte do projeto. “A ação reforçará o trabalho de apoio comunitário em nossa cidade. Precisamos contar sempre com estas parcerias públicas com a iniciativa privada, o que resulta sempre numa melhoria no atendimento à população e no fortalecimento da qualidade de vida na nossa cidade", completa o secretário.
 
 
Reabastecimento elétrico
 

As bicicletas são impulsionadas por motores elétricos alimentados por baterias acopladas ao compartimento traseiro e são recarregáveis a cada 30 km percorridos. A bicicleta elétrica pode atingir 25 Km por hora e tem um baixo consumo de energia, próximo de 0,8 Kwh. Este consumo equivale ao gasto de uma lâmpada incandescente de 100 Watts.
 

A recarga da bateria de um veículo elétrico é simples e pode ser feito em uma tomada elétrica normal, com tensão de 127 volts, semelhante à de um aparelho eletrônico. No caso da bicicleta elétrica, a bateria é totalmente abastecida em seis horas e pode ser comparada ao processo de carregamento de um aparelho de celular. 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13