Marinha do Brasil

Grupo EDGE amplia parceria com a Marinha do Brasil para desenvolver e implantar sistemas antidrones

Assinado durante a EURONAVAL, em Paris, o acordo estratégico tem como foco o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento conjunto de sistemas avançados de defesa.

Redação TN Petróleo/Assessoria EDGE
06/11/2024 14:45
Grupo EDGE amplia parceria com a Marinha do Brasil para desenvolver e implantar sistemas antidrones Imagem: Divulgação EDGE Visualizações: 1429

A EDGE, um dos principais grupos de defesa e tecnologia avançada do mundo, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) estratégico com a Marinha do Brasil durante a EURONAVAL, uma das maiores exposições navais do mundo, que está sendo realizada em Paris. O MoU estabelece um modelo de colaboração para o desenvolvimento de sistemas autônomos de defesa aérea e de superfície, reforçando as capacidades estratégicas compartilhadas. 

A assinatura do memorando é um marco importante na parceria da EDGE com a Marinha do Brasil, com foco no aprofundamento da cooperação técnica, operacional e logística. O intuito é desenvolver e implantar, conjuntamente, sistemas antidrone sofisticados para aplicações navais. O acordo preliminar foi formalizado pelo Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Diretor Geral de Material da Marinha do Brasil, e Hamad Al Marar, Diretor Geral e CEO da EDGE. 

“O Grupo EDGE provou ser um parceiro valioso e confiável para a Marinha do Brasil a longo prazo, como demonstrado por nossa estreita colaboração na série MANSUP de sistemas antinavio. Esse acordo preliminar para buscar o desenvolvimento e a entrega conjunta de tecnologias e soluções sofisticadas de sistema antidrones não apenas garantirá que ambas as partes se beneficiem do compartilhamento de conhecimento e inovação, mas também permitirá que nós, como parceiros, nos tornemos líderes no campo, atendendo às necessidades soberanas e, eventualmente, às de outros mercados de exportação diante de ameaças navais e aéreas modernas”, afirmou o Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa.

Além de eficazes e estrategicamente essenciais, os sistemas antidrone incorporam tecnologias avançadas e integradas vitais para a defesa naval. Esses sistemas combinam sensores de alto valor, como radares e eletro-ópticos, com recursos de interferência de sinal para neutralizar as ameaças de drones por meio da interrupção dos sinais de controle.

 “A tecnologia contra drones é uma solução vital em todo o mundo e responde à crescente presença de veículos não tripulados em cenários de defesa modernos. Estes sistemas trazem recursos avançados de detecção, rastreamento e neutralização de ameaças em evolução, e estamos concentrados em aprofundar esse desenvolvimento para oferecer um sistema realmente de ponta ao mercado. O EDGE já fez avanços significativos nesse campo e seguimos comprometidos em impulsionar a inovação. A Marinha do Brasil é um parceiro extremamente importante e, juntos, estamos moldando o futuro dessas tecnologias essenciais de defesa”, acrescentou Hamad Al Marar. 

O MoU formaliza a estrutura necessária ao desenvolvimento dessas capacidades sofisticadas para atender às exigências operacionais da Marinha do Brasil. No complexo cenário da defesa marítima, a tecnologia antidrone integrada é fundamental para fornecer respostas coordenadas e em várias camadas para toda a frota.

Sobre a EDGE - Lançado em novembro de 2019, o EDGE Group, dos Emirados Árabes Unidos, é um dos principais grupos de tecnologia avançada do mundo. Estabelecido para desenvolver soluções ágeis, arrojadas e disruptivas, e também para ser um catalisador de mudanças e transformações, o EDGE se dedica a trazer inovações, produtos e serviços revolucionários para o mercado com maior velocidade e eficiência. Com sede em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, a EDGE consolida mais de 25 entidades em cinco grupos principais: Plataformas e Sistemas, Mísseis e Armas, Tecnologias Espaciais e Cibernéticas, Comércio e Suporte a Missões e Segurança Interna.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
Margem Equatorial
Ineep apresenta recomendações estratégicas para início d...
08/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Parceria premiada - Petrobras participa de quatro dos se...
05/12/25
Evento
Petrolíferas debatem produção mais limpa e tecnologias d...
04/12/25
Leilão
PPSA arrecada cerca de R$ 8,8 bilhões com a alienação da...
04/12/25
Firjan
Novo Manual de Licenciamento Ambiental da Firjan ressalt...
04/12/25
Transição Energética
Óleo & gás continuará essencial até 2050, dizem especial...
04/12/25
PPSA
Leilão da PPSA oferecerá participação da União em áreas...
04/12/25
Asfalto
IBP debate sustentabilidade e novas tecnologias para o f...
03/12/25
Reconhecimento
Casa dos Ventos conquista Medalha Bronze em sua primeira...
03/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.