Marinha do Brasil

Grupo EDGE amplia parceria com a Marinha do Brasil para desenvolver e implantar sistemas antidrones

Assinado durante a EURONAVAL, em Paris, o acordo estratégico tem como foco o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento conjunto de sistemas avançados de defesa.

Redação TN Petróleo/Assessoria EDGE
06/11/2024 14:45
Grupo EDGE amplia parceria com a Marinha do Brasil para desenvolver e implantar sistemas antidrones Imagem: Divulgação EDGE Visualizações: 1563

A EDGE, um dos principais grupos de defesa e tecnologia avançada do mundo, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) estratégico com a Marinha do Brasil durante a EURONAVAL, uma das maiores exposições navais do mundo, que está sendo realizada em Paris. O MoU estabelece um modelo de colaboração para o desenvolvimento de sistemas autônomos de defesa aérea e de superfície, reforçando as capacidades estratégicas compartilhadas. 

A assinatura do memorando é um marco importante na parceria da EDGE com a Marinha do Brasil, com foco no aprofundamento da cooperação técnica, operacional e logística. O intuito é desenvolver e implantar, conjuntamente, sistemas antidrone sofisticados para aplicações navais. O acordo preliminar foi formalizado pelo Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Diretor Geral de Material da Marinha do Brasil, e Hamad Al Marar, Diretor Geral e CEO da EDGE. 

“O Grupo EDGE provou ser um parceiro valioso e confiável para a Marinha do Brasil a longo prazo, como demonstrado por nossa estreita colaboração na série MANSUP de sistemas antinavio. Esse acordo preliminar para buscar o desenvolvimento e a entrega conjunta de tecnologias e soluções sofisticadas de sistema antidrones não apenas garantirá que ambas as partes se beneficiem do compartilhamento de conhecimento e inovação, mas também permitirá que nós, como parceiros, nos tornemos líderes no campo, atendendo às necessidades soberanas e, eventualmente, às de outros mercados de exportação diante de ameaças navais e aéreas modernas”, afirmou o Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa.

Além de eficazes e estrategicamente essenciais, os sistemas antidrone incorporam tecnologias avançadas e integradas vitais para a defesa naval. Esses sistemas combinam sensores de alto valor, como radares e eletro-ópticos, com recursos de interferência de sinal para neutralizar as ameaças de drones por meio da interrupção dos sinais de controle.

 “A tecnologia contra drones é uma solução vital em todo o mundo e responde à crescente presença de veículos não tripulados em cenários de defesa modernos. Estes sistemas trazem recursos avançados de detecção, rastreamento e neutralização de ameaças em evolução, e estamos concentrados em aprofundar esse desenvolvimento para oferecer um sistema realmente de ponta ao mercado. O EDGE já fez avanços significativos nesse campo e seguimos comprometidos em impulsionar a inovação. A Marinha do Brasil é um parceiro extremamente importante e, juntos, estamos moldando o futuro dessas tecnologias essenciais de defesa”, acrescentou Hamad Al Marar. 

O MoU formaliza a estrutura necessária ao desenvolvimento dessas capacidades sofisticadas para atender às exigências operacionais da Marinha do Brasil. No complexo cenário da defesa marítima, a tecnologia antidrone integrada é fundamental para fornecer respostas coordenadas e em várias camadas para toda a frota.

Sobre a EDGE - Lançado em novembro de 2019, o EDGE Group, dos Emirados Árabes Unidos, é um dos principais grupos de tecnologia avançada do mundo. Estabelecido para desenvolver soluções ágeis, arrojadas e disruptivas, e também para ser um catalisador de mudanças e transformações, o EDGE se dedica a trazer inovações, produtos e serviços revolucionários para o mercado com maior velocidade e eficiência. Com sede em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, a EDGE consolida mais de 25 entidades em cinco grupos principais: Plataformas e Sistemas, Mísseis e Armas, Tecnologias Espaciais e Cibernéticas, Comércio e Suporte a Missões e Segurança Interna.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.