Hidrogênio

Grupo de trabalho analisa atributos e requisitos para certificação do hidrogênio

Participantes ressaltam a competitividade do combustível por conta de seu atributo ambiental

Redação TN Petróleo/Assessoria CCEE
13/07/2022 07:24
Grupo de trabalho analisa atributos e requisitos para certificação do hidrogênio Imagem: Divulgação Visualizações: 2137

Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio é tema de debates frequentes no setor elétrico. Na última quinta-feira, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE promoveu a 3ª reunião do Grupo de Trabalho para discussão da certificação desta energia. Com mais de 50 participantes, o encontro contou com a presença de representantes de instituições do setor, como a Empresa de Pesquisa Energética - EPE, de empresas que planejam investimentos no segmento e organizações que promovem estratégias internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Após analisar as propostas da Comissão Europeia para classificação do hidrogênio na última reunião, o grupo de trabalho compartilhou visões gerais sobre os atributos e requisitos em pauta para certificação deste combustível como renovável. Aspectos como a origem da geração, a pegada de carbono da cadeia – indo desde a produção até o transporte –, as tecnologias adotadas e critérios locais como adicionalidade e correlação temporal.

Os participantes ressaltaram a importância de a certificação abranger todas as rotas tecnológicas de produção do hidrogênio. Ao mesmo tempo, reforçaram que a identificação do seu atributo ambiental é fundamental para assegurar a competitividade no mercado.

“A entrada do hidrogênio no mercado deverá trazer impactos positivos na descarbonização do setor industrial, na economia dos países com os investimentos para desenvolvimento do parque produtivo e benefícios socioeconômicos”, destaca Ricardo Gedra, gerente de Análise e Informações ao Mercado da CCEE, que coordenada o grupo de trabalho.

As reuniões colaborativas para concepção da certificação do hidrogênio continuarão nos próximos meses. Lembrando que a CCEE aproveitará todas as informações de medição, contratos e modelagem da energia elétrica já existente em seus sistemas para desenvolver essa certificação, contribuindo assim para a transição energética. 

Caso você tenha interesse em receber informações a respeito do tema, entre em contato pelo e-mail atendimento@ccee.org.br solicitando o cadastro como “informado” sobre o assunto.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
Macaé Energy
Lumina Group marca presença na Macaé Energy 2026
20/03/26
Resultado
Gasmig encerra 2025 com lucro líquido de R$ 515 milhões ...
20/03/26
Combustíveis
Fiscalização nacional alcança São Paulo e amplia ações s...
20/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Energia Solar
Newave Energia e Gerdau inauguram Complexo Solar de Barr...
19/03/26
Combustíveis
Diesel chega a R$ 7,17 com conflito entre EUA e Irã, apo...
19/03/26
Petrobras
Museu do Petróleo e Novas Energias irá funcionar no préd...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Etanol
Geopolítica e energia redesenham o papel do etanol no ce...
19/03/26
Energia Elétrica
Copel vence leilão federal e vai aumentar em 33% a capac...
19/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23