Paralisação

Greve de policiais federais e fiscais agropecuários não atrasa operações no Porto de Santos

A greve de policias federais e fiscais agropecuários que atuam no Porto de Santos ainda não interfere na movimentação de cargas, informou na quinta-feira (9) a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). A inspeção de cargas vegetais e anima

Agência Brasil
10/08/2012 06:32
Visualizações: 245
A greve de policias federais e fiscais agropecuários que atuam no Porto de Santos ainda não interfere na movimentação de cargas, informou na quinta-feira (9) a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). A Polícia Federal (PF) faz operação-padrão no porto, desde as 10 horas, intensificando a fiscalização da tripulação de navios. A inspeção de cargas vegetais e animais feita pelos fiscais, por sua vez, foi reduzida de 1,2 mil para 400 por dia, segundo o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

De acordo com a assessoria de comunicação da Codesp, as paralisações podem levar algum tempo para repercutir na operacionalização das embarcações. A companhia informou que, na manhã de quinta, haviam 74 navios fundiados (que aguardam para entrar no porto) e 36 navios atracados, o que é considerado uma situação normal.

Alexandre Santana Sally, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Polícia Federal de São Paulo (Sindpolf), disse à "Agência Brasil", no início da tarde, que a operação dos policiais federais deve gerar atrasos no atracamento de navios no decorrer do dia. “A fiscalização está começando a provocar atrasos. Isso deve gerar um custo para as empresas, porque quem não consegue atracar na hora prevista pode levar até dias para conseguir um novo horário”, disse.

O Anffa Sindical acredita que a redução do número de inspeções agropecuárias, desde a última segunda-feira (6), já impacta na operação dos navios. “Estamos com 30% da força de trabalho, conforme determina a lei. A greve deve afetar a movimentação de cargas de importação e exportação”, diz Ronaldo Carvalho, secretário-geral da delegacia sindical de São Paulo.

Ronaldo explica que, além da inspeção das cargas de origem animal e vegetal, os fiscais fazem o controle de pragas em madeira vinda do exterior. Neste sentido, a greve pode afetar também a movimentação de contêineres que são revestidos por madeira. “Pode ser que a carga não precise de vistoria, mas o material do contêiner precisa. Isso gera mais atrasos”, diz.

As principais reivindicações dos fiscais agropecuários são a reestruturação da carreira e a contratação de novos servidores por meio de concurso público. “Somos 3.246 fiscais federais no país inteiro. Precisamos de pelo menos mais 1,5 mil para atender a demanda do setor. Com essa força de trabalho, estamos chegando à exaustão”, disse Ronaldo.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.