Meio ambiente

Grandes petroleiras conseguem avanços na redução da poluição

Bloomberg, 19/09/2017
19/09/2017 13:01
Visualizações: 270

Não é segredo que as maiores petroleiras estão entre as empresas que mais poluem. O que pode surpreender é o fato de elas estarem reduzindo suas pegadas de gases causadores do efeito estufa a cada ano e participando ativamente de uma tendência à qual a maioria das gigantes corporativas está aderindo.

Sessenta e duas das 100 maiores empresas do mundo reduziram consistentemente suas emissões em uma base anual entre 2010 e 2015, com um declínio global de 12 por cento no período, segundo relatório da Bloomberg New Energy Finance divulgado antes de sua conferência, em Londres, nesta segunda-feira.

As descobertas sugerem que os setores mais poluentes haviam começado a combater a mudança climática antes de o presidente dos EUA, Donald Trump, tomar posse e sinalizar que cancelaria a participação do país no Acordo de Paris sobre limites às emissões de combustíveis fósseis. Agora, em um momento em que as autoridades europeias afirmam que a Casa Branca poderia diluir seu compromisso com Paris em vez de cancelar a participação no tratado, o relatório da BNEF sugere que a indústria está reduzindo as emissões.

"Não importa se Trump permanecerá no Acordo de Paris; isso é irrelevante, porque os estados e as grandes corporações estão avançando com a energia limpa", disse Peter Terium, CEO da geradora de energia alemã Innogy, nos bastidores da conferência da BNEF, nesta segunda-feira. "Eles não estão à espera. Estamos vendo a energia renovável se tornar cada vez mais competitiva em comparação com combustíveis fósseis como o carvão."

As cinco maiores petroleiras - Exxon Mobil, Royal Dutch Shell, Chevron, BP e Total - limitaram coletivamente sua poluição em média em 13 por cento entre 2010 e 2015, segundo o relatório. A BP realizou a maior redução, de 25,5 por cento. A Exxon, a maior emissora entre as empresas de capital aberto, reduziu em 14 por cento.

O relatório mostra uma inversão em relação às décadas passadas, quando os alertas científicos a respeito das mudanças climáticas eram recentes e as empresas responsáveis pela maior parte das emissões pressionavam autoridades para que ignorassem a questão. Depois que megatempestades como o furacão Irma, neste ano, e o Sandy, em 2012, aumentaram a consciência em relação ao problema, as empresas, mesmo as do setor de petróleo, vêm tomando medidas para reduzir a poluição e para se associarem à agenda verde.

As reduções realizadas pelas 100 maiores empresas economizaram 70,7 milhões de toneladas de dióxido de carbono e outros gases causadores do efeito estufa, total semelhante a toda a emissão de um ano de Israel. Como os dados sobre emissões demoram muito para serem compilados, 2015 é o último ano coberto.

"Este é um reflexo da crescente pressão dos acionistas, dos grupos de investidores e da sociedade civil para que haja uma transparência maior em relação às emissões de gases causadores do efeito estufa e para que sejam definidas metas de redução", disse Laura McIntyre-Brown, analista da Bloomberg New Energy Finance e autora do relatório. "Há também uma tendência evidente de maior transparência em relação às emissões por parte de muitas das maiores empresas."

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19