Gás natural

Grandes consumidores industriais estão preocupados com reajustes de preços

Valor Econômico
12/04/2006 00:00
Visualizações: 353

A ameaça da Bolívia de aumentar o preço do gás natural vendido para o Brasil preocupa a Associação Brasileira dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace), que ontem divulgou uma nota informando sobre as ambições bolivianas de aumentar o preço do gás, sob pena de interromper o fornecimento à Petrobras.

Na nota, o coordenador de energia térmica da Abrace, Luiz Antonio Mesquita, que também é diretor da Fosfértil, enumerou pontos de um encontro que teve com o presidente da Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos (YPFB), Jorge Alvarado, e com o vice-presidente de operações da empresa, Nelson Cabrera Maraz, em La Paz.

Mesquita foi informado que a Bolívia quer aumentar o preço do contrato em vigor e não apenas dos volumes adicionais aos 30 milhões de metros cúbicos dia do atual contrato. E que a YPFB pretende aplicar o preço máximo da banda de preços, que hoje estaria no mínimo.

"Achei muito grave isso (intenção de aumentar o preço) e interpretei como quebra de contrato. Mas a YPFB explicou que o contrato tem duas bandas e que hoje o preço está próximo à banda mínima. Mas eles querem deslocar o preço para a banda máxima", explicou Mesquita, por telefone, de La Paz.

"Isso me preocupa como grande consumidor no Brasil, até porque as distribuidoras dizem que um aumento como esse não está previsto no contrato delas com a Petrobras. Pelo menos foi isso que ouvi de duas grandes distribuidoras", disse Mesquita, sem informar o tema das negociações entre a Fosfértil e a YPFB.

A intenção da entidade era manifestar sua preocupação com a possibilidade de aumento do insumo vendido para o Brasil, mas a divulgação da nota causou irritação na Petrobras, que disse não reconhecer a entidade como sua representante perante os bolivianos.

"A Petrobras está tranqüila porque o contrato que gerenciamos tem prazo até 2019, além de volume e mecanismo de preço estabelecidos. Esse contrato está em vigor e é gerenciado pela Petrobras, que não autoriza ninguém a divulgar especulações sobre o assunto", disse o diretor de gás e energia da Petrobras, Ildo Sauer.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23