Descoberta

Grande campo de petróleo é descoberto no Sul da Grã-Bretanha

Descoberta de mais de 100 bilhões de barris de petróleo na Bacia de Weald.

Agência Brasil
10/04/2015 13:05
Visualizações: 123

A empresa britânica de exploração de petróleo UK Oil & Gás Investments (Ukog) anunciou hoje (9) a descoberta de mais de 100 bilhões de barris de petróleo na Bacia de Weald, no Sul da Grã-Bretanha, nas proximidades do Aeroporto de Gatwick. A companhia alertou, porém, que apenas uma fração dos recursos pode ser extraída.

As notícias fizeram com que as ações da empresa na Bolsa de Londres subissem 200%. O presidente da Ukog, David Lenigas, qualificou a descoberta de “muito significativa”. “Há muito trabalho a ser feito para garantir a produção adequada, mas esta pode ser uma descoberta-chave para a estratégia de recursos energéticos da Grã-Bretanha”, disse.

Lenigas ressaltou que o terreno onde está o campo é “como uma grande esponja de 1,5 mil pés de espessura com grandes quantidades de óleo nela”, com três grandes pedras calcárias, que permitem a utilização de técnicas tradicionais de extração de petróleo. Testes serão feitos para confirmar os resultados iniciais das análises.

A Bacia de Weald é reconhecida por sua riqueza em petróleo e vem sendo estudada e explorada há décadas.

Do total de 100 bilhões de barris, a companhia acredita que de 5% a 15% podem ser retirados, o que, segundo a Ukog, representa quantidade suficiente para contribuir com entre 10% e 30% das necessidades de petróleo do Reino Unido até 2030. Para efeito de comparação, o Mar do Norte, de onde sai boa parte do petróleo usado pela Grã-Bretanha, produziu 45 bilhões de barris desde 1970.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19