Cessão Onerosa

Governo vai discutir fim do regime de partilha para pré-sal, diz ministro

Reuters, 06/11/2019
06/11/2019 17:44
Visualizações: 1196

O governo vai iniciar um processo de discussão com o Congresso Nacional para extinguir o regime de partilha de produção de petróleo, criado no governo do PT após a descoberta no pré-sal, disse nesta quarta-feira o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Institucional

As discussões devem ser aceleradas após os leilões desta semana, que incluíram a venda de volumes do excedente da cessão onerosa nesta quarta-feira, e o sexto certame no regime de partilha de produção, previsto para quinta-feira.

“O governo está estudando sim (acabar com partilha), e nós decidimos trabalhar com isso junto com Congresso Nacional sobre os regimes de exploração”, disse o ministro, após licitação no Rio de Janeiro.

No Congresso, já existem alguns projetos que tratam do modelo de exploração de petróleo e gás no país.

“Tem projetos lá e entendemos que podemos juntos chegar naquilo que será o melhor da exploração no país. Vamos ver o que dá maior retorno para União e para os que realizam investimento e geram emprego e renda”, adicionou.

Presente no leilão, o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, declarou que apesar de considerar o certame um sucesso, acredita que “a lição” do leilão é a necessidade de se priorizar o regime de concessão em detrimento do modelo de partilha.

“Uma das lições que podemos tirar é que o modelo de partilha não é o mais adequado e não é o que atrai os investidores, e o Congresso tem que discutir a extinção desse modelo”, afirmou o senador.

O governo brasileiro negociou apenas duas áreas do excedente da cessão onerosa por cerca de 70 bilhões de reais, no que foi considerado por autoridades como o maior certame petrolífero da história, mas classificado como frustrante por alguns representantes do mercado devido à baixa participação de petroleiras estrangeiras.[L2N27M0ND]

“Se fosse uma concessão, a arrecadação poderia ser muito maior”, destacou Flávio Bolsonaro.

O parlamentar acrescentou que no Congresso essa discussão tem um certo apoio, mas o tema só deve ser debatido em 2020.

“Há algumas propostas que tramitam no Congresso, mas nada diretamente extinguindo a partilha e priorizando a concessão, mas isso tem que ser feito, e o Congresso sabe o que é melhor fazer”, acrescentou.

Uma fonte do governo afirmou à Reuters que o modelo de partilha é muito complexo, eleva o nível de risco de investidores e ainda é mais suscetível a desvios e irregularidades, se não for bem fiscalizado.

“Pode anotar: vamos acabar com esse regime. Esse modelo, esse regime. Não vai demorar. Queremos voltar para concessão. A forma de fazer é que vamos discutir”, declarou a fonte.

O regime de concessão é atualmente utilizado para leilões fora do polígono do pré-sal.

Outra fonte confirmou à Reuters que as conversas sobre o fim do modelo de partilha entraram na pauta do governo e as discussões devem se intensificar daqui para frente.

“Não faz sentido manter o regime de partilha. Pelos seus problemas e complexidades e porque não vai ter tanta área assim que justifique esse modelo”, disse a segunda fonte.

Já o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Oddone, comentou que, embora existam conversas para acabar com o regime de partilha, esse modelo deve vigorar para as áreas de Sépia e Atapu, que não tiveram interesse nesta quarta-feira.

O governo pretende leiloar Sépia e Atapu no próximo ano, segundo afirmação do ministro de Minas e Energia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.