Eletricidade

Governo sinaliza leilão de solar

Diário do Nordeste
21/06/2012 11:49
Visualizações: 438
O governo federal está acenando com a possibilidade de fazer um leilão específico por fonte para incentivar o desenvolvimento da indústria de energia solar no país, disse na quarta-feira (20) o diretor de Relações Governamentais da GE Energy para a América Latina, Fabio Rua. O executivo esteve no espaço Humanidade 2012, no Forte de Copacabana, onde acontecem discussões paralelas à Rio+20.

"Um leilão específico ajudaria a reduzir o custo do megawatt-hora da energia solar. O governo está acenando com essa possibilidade, vem estudando e já deu algumas indicações nesse sentido, mas nada ainda foi definido", disse o executivo.


Viabilidade

Também presente no evento, o presidente da GE Energy para a América Latina, Maurício Soares, disse que ainda vai levar um tempo para que a fonte solar seja economicamente viável.

No início de maio, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, afirmou que uma disputa específica para energia solar poderia dar uma "massa crítica" ao setor, o que impulsionaria o seu desenvolvimento. Neste caso, apenas uma quantidade pequena de energia deveria ser contratada para evitar que os preços ainda elevados da energia solar impactassem as tarifas.

A GE participa de um projeto de geração solar de 1 MW no Brasil, em parceria com a MPX, de Eike Batista.

Em agosto de 2011, a empresa anunciou que havia fechado um acordo para duplicar de 1 MW para 2 MW a capacidade da usina solar Tauá, localizada no município de mesmo nome, no Ceará, ativo da MPX.

O negócio previa o fornecimento pela GE de todo o pacote de equipamentos e sistemas de tecnologia fotovoltaica.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
Sifaeg destaca novo ciclo de investimentos e consolidaçã...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
PD&I
CEPETRO e Universidade Tecnológica da PETRONAS desenvolv...
19/01/26
Pessoas
Zilor anuncia novo Diretor de Pessoas
19/01/26
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
19/01/26
Etanol
Indicadores Cepea mostram etanol hidratado em alta no me...
19/01/26
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.