BNDES

Governo quer manter os projetos da Vale

Diário do Nordeste
07/08/2009 03:54
Visualizações: 1170

O governo está preocupado com a execução do programa de investimentos da Vale, especialmente os projetos na área siderúrgica, disse ontem o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Ele, no entanto, desconversou sobre um aumento da pressão do governo, por meio do BNDES e da Previ, na tomada de decisões da companhia.

 


Coutinho ressaltou que a Vale vem realizando os investimentos planejados, mas que há uma atenção maior do governo em relação à execução dos projetos siderúrgicos nos quais a mineradora tem participação.

 

“Há interesse que o Brasil industrialize a cadeia mineral para frente. Os projetos siderúrgicos sempre foram de interesse prioritário para o governo federal”, afirmou Coutinho. Diante da crise econômica e da menor demanda mundial por aço, empresas estrangeiras que manifestaram interesse em se associar à mineradora em projetos siderúrgicos colocaram o pé no freio e desistiram desses planos. Foi o caso da chinesa Baosteel, que tinha manifestado intenção em fazer parceria com a Vale no Espírito Santo. Preocupado, o governo estaria pressionando, no Conselho de Administração da Vale, pela manutenção dos projetos. A Vale é controlada pela Valepar, que detém 53,9% do capital da mineradora.

 

A Valepar é composta pela Bradespar , Previ , BNDESPar e a japonesa Mitsui. No fim do mês passado, a mineradora anunciou aumento de participação na CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico), que está sendo construída no Rio, para 26,87%. O presidente do BNDES lembrou que a decisão da Vale em ampliar sua participação nos projetos siderúrgicos em curso no país é “uma demonstração de compromisso da empresa com os projetos”. A Assessoria de Imprensa da Vale não quis comentar a intenção da empresa de se manter no projeto da Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.