Shale Gas

Governo quer discutir no 2º semestre exploração não convencional de petróleo e gás

Reuters, 17/05/2017
17/05/2017 11:37
Visualizações: 309 (0) (0) (0) (0)

O governo pretende começar a discutir no segundo semestre a exploração não convencional de petróleo e gás em território nacional, disse o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, nesta terça-feira.

Ele afirmou, durante evento no Rio de Janeiro, que o Brasil tem um enorme potencial nessa área e não pode perder mais tempo diante da relevância que a exploração não convencional ganhou no cenário global, especialmente com a produção nos Estados Unidos.

Segundo o ministro, o petróleo e o gás não convencionais criaram uma revolução no mercado global, e as discussões previstas para o segundo semestre preveem a elaboração de um arcabouço jurídico para criar uma ambiente seguro para atrair investidores.

Coelho Filho não deu um prazo para a conclusão dessa regulação, mas lembrou que o governo Temer tem pouco tempo para resolver tantas demandas e problemas.

"Agora vamos nos dedicar mais ao não convencional, porque tem muito não convencional no Brasil, há uma insegurança jurídica, que no Brasil somos campeões, porque não se sabe se pode ou não pode. Tem Estados que já estão proibindo e não temos uma legislação para aproveitar esse potencial, mas o não convencional ajudou os Estados Unidos a sair da crise mais rapidamente", comentou ele.

"Vejo o não convencional com bons olhos porque hoje temos tecnologias para não se ter os problemas ambientais que se teve. Esse debate tem que ser iniciado no Brasil", adicionou.

O ministro acrescentou que em recente visita a Houston, nos Estados Unidos, foi procurado por empresários desse setor de gás não convencional e autoridades locais envolvidas no tema.

Há alguns anos, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP) realizou um leilão de áreas com potencial para a exploração e produção de gás não convencional no país.

O ministro não falou em prazos para novos certames ou leilões para gás ou óleo não convencional.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Onshore
Petrobras retoma perfuração de poços na Bahia
10/05/25
OTC HOUSTON 2025
Infotec Brasil consolida posicionamento estratégico na O...
09/05/25
Pré-Sal
Petrobras faz uma grande descoberta de petróleo no pré-s...
09/05/25
Gás Natural
Petrobras e Portobello firmam parceria inédita para forn...
09/05/25
OTC HOUSTON 2025
Oil States é destaque na OTC Houston 2025 com inovação p...
09/05/25
Recursos Humanos
Divulgados resultados preliminares do PRH-ANP 2025
09/05/25
Startups
Prorrogado até 12/5 o prazo para recursos no NAVE ANP
09/05/25
OTC HOUSTON 2025
Na OTC Houston 2025, Firjan participa da assinatura de M...
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
ABEMI reforça presença estratégica na OTC 2025
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
ONIP apresenta oportunidades de investimentos no Brasil
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à inf...
08/05/25
Bacia de Santos
Karoon conclui aquisição do FPSO Cidade de Itajaí
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
Empresa brasileira é destaque na OTC com estudo inédito ...
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
Tecnologia da brasileira Vidya está sendo usada em opera...
08/05/25
Taxa Selic
Aumento da Selic em 14,75% aponta riscos à indústria e à...
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
OTC 2025, em Houston, conta com presenças da Tenenge e E...
07/05/25
Evento
Vendas de ingresso do Seminário de Gás Natural do IBP es...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Comitiva sergipana em feira nos EUA se reúne com diretor...
07/05/25
Sergipe Oil & Gas 2025
SOG25 vai dar destaque ao potencial de Sergipe na produç...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras, IBP, Sinaval e ApexBrasil fomentam novos negó...
07/05/25
Resultado
Vibra tem crescimento inédito no 1T25
07/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22