Leilão

Governo pretende acelerar processos de licitações portuárias

O objetivo é realizar 90 leilões em 2016; novos editais serão lançados antes do final de março.

Portal Brasil/Redação
27/01/2016 13:05
Governo pretende acelerar processos de licitações portuárias Imagem: Cortesia Secretaria dos Portos Visualizações: 1344

O ministro Helder Barbalho, da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP-PR), e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mario Povia, se reúnem nesta quarta-feira (27) para discutir ações que ajudem a acelerar o processo de licitações portuárias. A ideia é promover um alinhamento a respeito do fluxo de divulgação dos editais de licitação de áreas para terminais portuários.

A intenção principal da Secretaria de Portos é a de acelerar o processo de arrendamento. Por isso, o novo fluxo será encaminhando como pleito ao Tribunal de Contas da União (TCU). "A ideia é conseguir do TCU o 'de acordo' para a proposta de que todos os editais sigam o padrão já estabelecido para os 20 editais já aprovados pelo Tribunal", explicou Barbalho.

"Nosso entendimento é que a metodologia já está estabelecida e apenas em casos excepcionais o Tribunal, quando achar necessário, exigiria o envio prévio do edital para análise. Isso seria feito quando os ajustes nas regras possam alterar a metodologia já fixada para esse tipo de certame", acrescentou o ministro-chefe da Secretaria de Portos.

Barbalho reafirmou a meta de realizar todos os 90 leilões restantes ainda em 2016. Além disso, ele antecipou que divulgará novos editais já aprovados pelo TCU (um total de 20) antes da realização do próximo leilão de seis áreas no Pará, previsto para 31 de março. O ministro, contudo, não detalhou as próximas áreas a terem editais publicados.

Modernização portuária

A Secretaria de Portos também decidiu expandir o Projeto de Modernização da Gestão Portuária (PMGP). Barbalho ressaltou que a segunda fase do programa tem início este ano. As próximas Docas a receberem o projeto são do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Bahia e do Espírito Santo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Indústria Naval
Marinha do Brasil inicia a construção do 4º navio da Cla...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Investimento
Fundo da Marinha Mercante prioriza R$ 4,6 bilhões para p...
07/01/26
Resultado
Com eficiência portuária, Brasil consolida o melhor triê...
07/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Resultado
Movimentação de cargas nos portos privados do Brasil cre...
06/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
Meio ambiente
PortosRio realiza mutirões de limpeza e conscientização ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Resultado
Com crescimento de mais de 4%, portos do Nordeste movime...
19/12/25
Investimento
Novos projetos aprovados pelo Fundo da Marinha Mercante ...
19/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.