Bahia Oil & Gas Energy

Governo leva o Bahia+ Verde para o Bahia Oil & Gas Energy 2024

Redação TN Petróleo ,Ascom/Sema
25/05/2024 13:35
Governo leva o Bahia+ Verde para o Bahia Oil & Gas Energy 2024 Imagem: Tiago Jr/Ascom Sema-Inema Visualizações: 550 (0) (0) (0) (0)

Patrocínio de cobertura: 

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) estarão presentes no Bahia Oil & Gas Energy 2024, um dos principais eventos do setor no Brasil, que ocorre entre os dias 22 e 24 de maio, no Centro de Convenções de Salvador. A edição deste ano, que começou nesta quarta-feira (22), destaca-se pela presença do estande do Programa Bahia+ Verde, que levará diversas ações para a programação do evento, incluindo a realização de palestras e apresentação de iniciativas para o desenvolvimento de políticas e projetos de transição energética integrada e sustentável, de fortalecimento das práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) e do licenciamento ambiental.

Na abertura das atividades, a diretora-geral do Inema, Maria Amélia Lins, ressaltou a importância da temática ambiental e das mudanças climáticas na pauta das indústrias e dos especialistas do setor: “a participação da Gestão Ambiental da Bahia, neste evento, é estratégica para consolidar um conjunto de políticas e investimentos, adotados pelo Governo do Estado, que norteiam uma série de ações transversais para uma transição energética baseada em fontes renováveis, a exemplo da solar, eólica e do hidrogênio verde. Então, a Sema e o Inema estão presentes com um espaço dedicado ao atendimento ao público, tanto dos expositores quanto dos visitantes da feira, para tratar destas iniciativas, considerando o importante papel da indústria no processo de transição energética”.

Para o assessor especial da Sema e secretário executivo da Comissão Especial para Economia de Hidrogênio Verde da Bahia, Roberto Fortuna, a feira é uma oportunidade para promoção de novas parcerias e projetos voltados ao desenvolvimento energético: “o setor de óleo e gás vem passando por um processo de transformação exatamente para se adequar às tendências mundiais de transição energética e aos acordos internacionais para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. A participação neste evento, de alcance internacional, mostra que o Governo está comprometido em fortalecer uma indústria cada vez mais sustentável, baseada em energias de fontes limpas e renováveis, no caminho de neutralizar as emissões de carbono”.
O assessor completou: “nesse sentido, a Bahia se destaca na atração de investimentos e tecnologias para a captura de carbono, no incentivo às indústrias que possam aderir à produção de combustíveis renováveis sintéticos, a partir das biorrefinarias, melhorando as práticas de convívio com o ambiente e a sociedade”.

Com palestras sobre tecnologia, agenda ESG e inovações, a feira vai reunir cerca de 10 mil participantes durante três dias, com representação de 15 diferentes países e mais de 200 estandes. Na programação estão o Congresso Científico, com apresentação de artigos acadêmicos, duas plenárias principais, uma para discussões sobre petróleo e outra a gás e derivados, arenas com palestras sobre ESG, inovação, encontro de negócios e visitas técnicas.

Presente no estande Bahia+ Verde, a diretora de Regulação do Inema, Natália Mabel Oliveira, falou que no espaço o público terá informações relacionadas ao licenciamento ambiental, compensação ambiental, transição energética e tratamento de passivos na produção e refino de petróleo: “uma equipe de técnicos e especialistas do Inema estão no estande, durante todo o evento, para dar esclarecimentos sobre o licenciamento de empreendimentos de óleo e gás aqui no estado. Além disso, também serão abordados diversos temas que perpassam a matéria ambiental. A temática do meio ambiente é uma pauta transversal e a Bahia vem capitaneando essa agenda da transição energética justa e propulsora de um desenvolvimento social e econômico com base na sustentabilidade”.

No dia 23 (quarta-feira), a partir das 16h, no espaço Arena ESG, o coordenador de Mineração do Inema, Antônio Leopoldo, e a equipe da coordenação realizarão uma palestra sobre as peculiaridades do licencimento ambiental para o segmento de óleo, gás e energia. Confira a programação completa do evento no site https://www.bahiaoilgasenergy.com.br

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parcerias
Tan Jin-Yon Bryne: Conectando Brasil e Singapura através...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Inclusão Profissional
O Desafio e a Resiliência de Ser uma Empreendedora Preta...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Parceria
Lideranças da Indonésia e do Brasil debatem parcerias es...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Evento
Bahia sediará Encontro Internacional do Setor de Energia
18/11/24
Rio de Janeiro
Petrobras participa do G20 Social
14/11/24
Meio ambiente
Petrobras e BNDES fazem nova parceria para restauração e...
14/11/24
Transição Energética
Ainda dá tempo de se inscrever no "Seminário Brasil e Bé...
13/11/24
Internacional
Na COP 29, MME debate a importância de ampliar investime...
13/11/24
Biometano
Biometano na rede de gás natural busca impulsionar econo...
13/11/24
Oportunidade
UDOP lança Banco de Talentos para profissionais e recrut...
11/11/24
Energia Eólica
Grupo CCR e Neoenergia firmam contrato de autoprodução d...
11/11/24
Etanol
Anidro e hidratado encerram a semana com pequena variaçã...
11/11/24
Energia elétrica
Desempenho em outubro é o melhor do ano e expansão da ge...
08/11/24
Hidrogênio
Primeira planta de conversão de hidrogênio a partir do e...
08/11/24
Etanol
Cientistas mapeiam microbioma de usinas em busca de maio...
07/11/24
Metanol
ANP amplia monitoramento da comercialização de metanol c...
07/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21