Lobão

"Governo fará novos leilões de petróleo neste ano"

Folha de S.Paulo
11/07/2008 11:50
Visualizações: 184 (0) (0) (0) (0)

O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) disse ontem que o governo fará novos leilões de blocos para exploração de petróleo ainda neste ano. Ele anunciou que encaminhará, até o mês que vem, portaria à ANP (Agência Nacional do Petróleo) recomendando a realização de novas licitações. Lobão frisou que não serão ofertadas áreas da camada pré-sal até que o novo marco regulatório para o setor esteja definido.

 

"Haverá leilão neste ano, mas não para o pré-sal. Poderemos abrir o leilão da 8ª Rodada [que foi interrompido] e até mesmo fechá-lo em seguida, e vamos fazer outros leilões. Um ou mais leilões além da oitava, fora do pré-sal. Dá tempo", afirmou, durante visita à sede do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), no Rio.

 

Lobão disse que a decisão sobre o novo marco regulatório está condicionada a mais pesquisas na área do pré-sal. O governo suspeita que haja um "oceano de petróleo" abaixo da camada de sal, ou seja, haveria uma imensa extensão de óleo, e não manifestações isoladas, divididas em blocos.

 

Uma repartição mais igualitária dos royalties provenientes da extração de petróleo e gás voltou a ser defendida pelo ministro. Edison Lobão destacou que a distribuição dos royalties não pode ficar restrita a poucos Estados.

 

"O conceito é que é uma riqueza que pertence a todo o povo brasileiro. Não pode ficar circunscrita a poucos Estados e municípios. Não queremos prejudicar nenhum Estado produtor de petróleo. O que se pretende é fazer com que todos tenham participação."

 

Bolsa-Geladeira

 

Lobão confirmou também que o programa que vai permitir que famílias de baixa renda substituam suas geladeiras, apelidado de Bolsa-Geladeira, só será iniciado após as eleições. O governo teme que a medida seja tachada de eleitoreira e decidiu postergar o início do programa para o último trimestre deste ano.

 

"Para que ninguém diga que é uma coisa eleitoral, vamos lançá-lo logo depois das eleições. Nada terá a ver com a eleição", afirmou.

 

Os critérios finais do programa estão sendo definidos, informou o ministro. O Bolsa-Geladeira consistirá na troca de geladeiras usadas por aparelhos novos, que consomem menos energia. As famílias de baixa renda pagarão, de acordo com Lobão, "praticamente o preço de custo".

 

"As geladeiras serão financiadas com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Eles vão comprar a geladeira por praticamente preço de custo e com pequena taxa do revendedor e nada mais. Vão devolver a geladeira antiga e, com isso, vamos economizar energia elétrica."

 

O governo calcula que o consumo da geladeira em uma residência de baixa renda represente cerca de 30% do total. Com a troca por novos aparelhos, estima que esse consumo passará a representar, em média, 10%.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Leilão
PPSA publica edital para comercializar 78,5 milhões de ...
16/05/25
IBP
Investimentos em projetos de gás dependem de segurança f...
16/05/25
Etanol
Fenasucro & Agrocana lança 31ª edição com destaque para ...
15/05/25
Mato Grosso do Sul
Gás Natural: ANP firma acordo com reguladora do Mato Gro...
15/05/25
Energia Elétrica
CCEE liquidou R$ 4,00 bilhões no fechamento das operaçõe...
15/05/25
Gás Natural
ANP aprova revisão das especificações e controles de qua...
15/05/25
Meio Ambiente
SLB destina cerca de 2 mil toneladas de resíduos para re...
15/05/25
IBP
Políticas públicas bem estruturadas são essenciais para ...
15/05/25
IBP
Gás natural é essencial para garantir segurança energéti...
14/05/25
Apoio Marítimo
Svitzer celebra 10 anos de operação no Brasil com expans...
14/05/25
Pesquisa
ANP convida postos de combustíveis a participarem de pes...
14/05/25
Energia Solar
Parceria entre BYD e JV Gera + Raizen instala nove usina...
14/05/25
Evento
Data centers, energia e sustentabilidade estão no centro...
14/05/25
Sustentabilidade
Repsol Sinopec lança Plano de Sustentabilidade para 2025
14/05/25
Gás Natural
Comgás realiza chamada pública para aquisição de gás natural
14/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
BOGE25 terá oportunidades de negócios para empresas do s...
13/05/25
Bioenergia
Acordos com a China mostram força do modelo brasileiro d...
13/05/25
Evento
Sebrae promove rodada de negócios na feira NT2E
13/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
Espírito Santo
ES Gás injeta biometano na rede e inaugura fase de desca...
13/05/25
Petrobras
Conselho de Administração da Petrobras aprova pagamento ...
13/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22