Redação TN Petróleo/Assessoria
O Governo do RN assinou no último dia 10/08 Memorando de Entendimento com a Empresa Enterprize Energy PTE LTD para ações de cooperação e intercâmbio técnico, econômico e ambiental para a implementação de parques eólicos offshore e produção de hidrogênio e amônia verde.
A Enterprize Energy desenvolve projetos para atrair investidores. Tem projetos executados no Reino Unido, Singapura, Taiwan e Vietnã. Ian Hatton, principal executivo do grupo, disse que já tem equipe pronta para projetos no Brasil e que o RN tem as melhores condições para produção de energia eólica no mar. A partir das instalações eólicas, os estudos apontam para a produção de água dessalinizada, hidrogênio e amônia verde.
"O RN é lugar excepcional para projetos que podem gerar mais de 2 gigawatts. Tem boas condições geográficas, de produção e armazenamento no mar e em terra, afirmou Ian Hatton.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Jaime Calado, informou que o RN tem mão de obra qualificada nos níveis médio, superior e pós-graduação por universidades públicas. O Estado, em parceria com o Instituto Senar de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) está elaborando o atlas solar e eólico. "Até abril próximo o atlas estará pronto. Também temos 14 das maiores empresas eólicas do mundo operando e obtendo lucro.
Fale Conosco
21