São Paulo

Governo do estado quer constituir núcleo de trabalho com a Petrobras

O secretário de Energia, José Aníbal, apresentou ao presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, as propostas do Programa Paulista de Petróleo e Gás Natural (PPPGN), que objetiva benefícios econômicos e sociais, controle de impactos, além de desenvolver e consolidar a inteligência nos negóc

Redação
28/11/2011 15:35
Visualizações: 1125
O secretário de Energia, José Aníbal, apresentou ao presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, as propostas do Programa Paulista de Petróleo e Gás Natural (PPPGN), que tem por objetivo internalizar os benefícios econômicos e sociais, minimizar e controlar os impactos ambientais e sociais, além de desenvolver e consolidar a inteligência nos negócios do petróleo e gás natural em São Paulo. O encontro aconteceu na última sexta-feira (25), realizado com o governador Geraldo Alckmin e outros executivos.

“Nós queremos melhorar ainda mais nossa relação com a Petrobras e ampliar as possibilidades que decorrem da exploração do petróleo e gás na bacia de Santos”. O secretário evidenciou os pontos fortes do estado como logística, parque industrial e qualificação de pessoal. “As melhores oportunidades para nós são: dar mais unicidade na negociação entre São Paulo e Petrobras para ser mais produtiva e desenvolver todo know how que São Paulo já tem hoje. O Investe São Paulo e a própria Secretaria de Energia são agentes do governo qualificados para operar nessa direção”.
 
O secretário abordou ainda o propósito de antecipar e priorizar o estabelecimento da base de apoio logístico offshore em Santos e Guarujá. “Queremos que aquilo que vem sendo feito por outras regiões do Brasil seja cada vez mais concentrado em São Paulo. Temos na retaguarda de Santos uma região fortemente desenvolvida que é o ABC e que carece de novos investimentos. Por isso gostaríamos que a base fosse se consolidando em Santos e Guarujá”.

O governador Geraldo Alckmin abordou a importância da instalação em São Paulo de um Cenpes (Centro de Pesquisa da Petrobras) complementar ao do Rio de Janeiro.

“O Cenpes é importantíssimo e eu vejo todas as condições para que isso ocorra. Nós temos o IPT que é o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, instituição secular e grande parceiro da Petrobras nos estudos e ensaios em águas profundas. Temos as universidades, a Unesp e agora a USP com a Poli na Baixada Santista".

O governador falou ainda da posição de São Paulo com relação aos royalties. “A nossa posição é quanto ao projeto original, que nós temos hoje. São Paulo perde com o texto aprovado pelo senado federal. Mas esse é um tema do parlamento, o importante aqui foi a discussão em relação aos grandes investimentos da Petrobras ao longo do próximo quatriênio aqui do estado de São Paulo”.

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, falou em sua apresentação sobre os futuros projetos no estado. “A perspectiva de crescimento vai além do pré-sal, à medida que a bacia de Santos apresenta várias oportunidades de modelo geológico distintos. No sul de São Paulo, temos nas águas rasas grandes descobertas de petróleo de alta qualidade, no norte da bacia possibilidade de modelos mais tradicionais e temos o pré-sal que é principal fonte de crescimento da Petrobras na região".
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.