Gás natural

Governador de Pernambuco sanciona lei para a abertura do mercado estadual de gás natural

Redação TN Petróleo/Assessoria
06/01/2022 09:00
Governador de Pernambuco sanciona lei para a abertura do mercado estadual de gás natural Imagem: Divulgação Copergás Visualizações: 1203 (0) (0) (0) (0)

Com a presença do diretor-presidente da Copergás, André Campos, do diretor técnico-comercial, Fabrício Bomtempo, e de outros integrantes da Companhia, o governador Paulo Câmara sancionou, nesta quarta-feira (05), a lei que atualiza as regras para exploração direta do gás canalizado em Pernambuco. A cerimônia foi realizada no Palácio do Campo das Princesas.

Segundo o governador, a nova lei vai contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado. “Isso significa uma abertura maior, principalmente para a indústria, que poderá adquirir o gás natural de outros fornecedores, não obrigatoriamente por meio da Copergás. Eles poderão comprar diretamente caso consigam por um preço melhor. Então, é mais uma oportunidade e significa mais um grande incentivo às empresas”, afirmou Paulo Câmara.

André Campos destacou a importância da abertura do mercado de gás e o pioneirismo de Pernambuco no setor.  “A lei do gás é uma das mais modernas do Brasil. Poucos Estados já fizeram uma lei estadual, adequando-se à legislação federal aprovada ano passado”, disse André.

A lei permite que, a partir de janeiro deste ano, empresas com consumo  anual igual ou superior a 50 mil metros cúbicos de gás por dia (m³/dia) possam escolher de que fornecedores desejam comprar o insumo. A partir de 1º de janeiro de 2024, a autorização valerá também para as empresas com consumo anual igual ou superior a 30 mil m³/dia. E, em 1º de janeiro, para as indústrias que tenham consumo igual ou superior a 10 mil m³/dia.

O projeto que originou a lei foi de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, que também participou da solenidade.  Os demais participantes foram o assistente da Diretoria Técnico-Comercial da Copergás, Fábio Morgado, e o coordenador jurídico da Companhia, Eduardo Alcoforado; o vice-presidente da Fiepe, Rafael Coelho; e o presidente e vice do Centro das Indústrias de Pernambuco, Massimo Coderin e Paulo Drummond, respectivamente.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
10/07/25
Pessoas
Lucas Mota de Lima assume gerência executiva da ABPIP
10/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.