O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), está negociando o licenciamento ambiental para o Estaleiro Eisa Alagoas S.A. em Brasília. Ontem (24), o ministro teve uma audiência com o presidente do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), Curt Trennepoh, onde apresentou projetos do IMA de Alagoas e discutiu a liberação da licença. Uma nova reunião está programada com a chefia do Ibama, para apresentação do relatório que antecede a liberação do documento.
Hoje (25), o governador se reuniá com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e com o presidente do Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea), Márcio Pochmann, para debater os indicadores da região.
O estaleiro Eisa Alagoas deve ficar localizado no Pontal de Coruripe. As obras de construção começariam em 2010, e previa-se lançar ao mar o primeiro navio em 2013. Porém, até o momento as obras não foram iniciadas.
O empreendimento é parte do Grupo Synergy, do empresário German Efromovich, e deve ocupar uma área de 2 milhões de m². Com investimentos no valor de R$ 1,5 bilhões, este pode ser o maior estaleiro das Américas.