Inovação

GOL utiliza combustível verde da Honeywell

Green Jet Fuel abastecerá 200 voos da companhia aérea.

Ascom Honeywell
16/06/2014 13:54
Visualizações: 1263 (0) (0) (0) (0)

 

O combustível Green Jet Fuel, da UOP LLC, uma companhia da Honeywell, abastecerá 200 voos comerciais da GOL Linhas Aéreas durante a Copa do Mundo 2014 da FIFA™ no Brasil. O transporte feito pela companhia aérea oficial da Seleção Brasileira leva o time pelas cidades-sedes de jogos pelo torneio de futebol mundial.
O Honeywell Green Jet Fuel foi desenvolvido a partir de óleo de milho não comestível e óleo de cozinha usado. Cada vôo utiliza uma mistura de 50% do combustível ‘verde’ com uma base de petróleo de combustível de jato, o que não exige mudanças na tecnologia das aeronaves e atende a todas as especificações críticas de voo. No total, a UOP forneceu 92 mil litros do Honeywell Green Jet Fuel para os voos, o que poderá reduzir em 185 mil toneladas as emissões de CO2 ao longo do evento esportivo - 85% na comparação com os combustíveis à base de petróleo.
“Nosso combustível proporciona menos emissões que o tradicional derivado de petróleo usado por jatos, e pode ser feito a partir de uma variedade de matérias-primas não comestíveis”, afirma a vice-presidente e gerente geral da Renewable Energy and Chemicals - unidade de negócios da UOP -, Veronica May.
Juntos, Brasil e Estados Unidos são responsáveis por 70% do consumo total mundial de biocombustíveis, de acordo com a U.S. Energy Information Administration, e os brasileiros são o segundo maior produtor de combustíveis ‘limpos’ do mundo.
A primeira produção de combustível renovável de aviação, em escala comercial, está prevista para começar nos Estados Unidos este ano, com uma produção anual de aproximadamente 132 milhões de litros de Honeywell Green Diesel e Honeywell de Green Jet Fuel. A empresa AltAir Fuels irá produzir combustível renovável, de baixo teor de carbono, e outros produtos ecologicamente corretos utilizando o processo da UOP o, UOP Renewable Jet Fuel Process. Terá ainda a flexibilidade para ajustar o mix de produtos entre diesel e o combustível de aviação para atender às demandas do mercado. A companhia United Airlines comprará 66 milhões de litros deste combustível ao longo de três anos, podendo até incrementaressa quantidade. A unidade da AltAir Fuel será a primeira refinaria do mundo a produzir continuamente combustível renovável tanto para jatos quanto para motores diesel.
Em 2012, o Honeywell Green Jet Fuel abasteceu os voos para a Conferência das Nações Unidas Rio+20, no Rio de Janeiro, que reuniu líderes mundiais, governos e outros participantes para discutir o desenvolvimento sustentável internacional. Um ano antes, a UOP abriu um novo escritório na capital fluminense a fim de atender melhor ao setor de petróleo e gás natural, em franco crescimento na América Latina. O escritório emprega especialistas técnicos para proporcionar o desenvolvimento de projetos, serviços de engenharia e suporte para tecnologia de processos da UOP, bem como, catalisadores, adsorventes e equipamentos especiais da área de soluções de controle e automação da Honeywell.
A tecnologia do processo da UOP de fabricação de combustíveis de aviação renováveis foi desenvolvida em 2007. O processo é totalmente compatível com a tecnologia existente de hidroprocessamento, muito utilizando nas refinarias para fabricar combustíveis de transporte.

O combustível Green Jet Fuel, da UOP LLC, uma companhia da Honeywell, abastecerá 200 voos comerciais da GOL Linhas Aéreas durante a Copa do Mundo 2014 da FIFA™ no Brasil. O transporte feito pela companhia aérea oficial da Seleção Brasileira leva o time pelas cidades-sedes de jogos pelo torneio de futebol mundial.

O Honeywell Green Jet Fuel foi desenvolvido a partir de óleo de milho não comestível e óleo de cozinha usado. Cada vôo utiliza uma mistura de 50% do combustível ‘verde’ com uma base de petróleo de combustível de jato, o que não exige mudanças na tecnologia das aeronaves e atende a todas as especificações críticas de voo. No total, a UOP forneceu 92 mil litros do Honeywell Green Jet Fuel para os voos, o que poderá reduzir em 185 mil toneladas as emissões de CO2 ao longo do evento esportivo - 85% na comparação com os combustíveis à base de petróleo.

“Nosso combustível proporciona menos emissões que o tradicional derivado de petróleo usado por jatos, e pode ser feito a partir de uma variedade de matérias-primas não comestíveis”, afirma a vice-presidente e gerente geral da Renewable Energy and Chemicals - unidade de negócios da UOP -, Veronica May.

Juntos, Brasil e Estados Unidos são responsáveis por 70% do consumo total mundial de biocombustíveis, de acordo com a U.S. Energy Information Administration, e os brasileiros são o segundo maior produtor de combustíveis ‘limpos’ do mundo.

A primeira produção de combustível renovável de aviação, em escala comercial, está prevista para começar nos Estados Unidos este ano, com uma produção anual de aproximadamente 132 milhões de litros de Honeywell Green Diesel e Honeywell de Green Jet Fuel. A empresa AltAir Fuels irá produzir combustível renovável, de baixo teor de carbono, e outros produtos ecologicamente corretos utilizando o processo da UOP o, UOP Renewable Jet Fuel Process. Terá ainda a flexibilidade para ajustar o mix de produtos entre diesel e o combustível de aviação para atender às demandas do mercado. A companhia United Airlines comprará 66 milhões de litros deste combustível ao longo de três anos, podendo até incrementaressa quantidade. A unidade da AltAir Fuel será a primeira refinaria do mundo a produzir continuamente combustível renovável tanto para jatos quanto para motores diesel.

Em 2012, o Honeywell Green Jet Fuel abasteceu os voos para a Conferência das Nações Unidas Rio+20, no Rio de Janeiro, que reuniu líderes mundiais, governos e outros participantes para discutir o desenvolvimento sustentável internacional. Um ano antes, a UOP abriu um novo escritório na capital fluminense a fim de atender melhor ao setor de petróleo e gás natural, em franco crescimento na América Latina. O escritório emprega especialistas técnicos para proporcionar o desenvolvimento de projetos, serviços de engenharia e suporte para tecnologia de processos da UOP, bem como, catalisadores, adsorventes e equipamentos especiais da área de soluções de controle e automação da Honeywell.

A tecnologia do processo da UOP de fabricação de combustíveis de aviação renováveis foi desenvolvida em 2007. O processo é totalmente compatível com a tecnologia existente de hidroprocessamento, muito utilizando nas refinarias para fabricar combustíveis de transporte.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio Pipeline & Logistics 2025
Brasil e Argentina estão próximos de acordo sobre comérc...
11/09/25
Combustíveis
Diesel fica mais caro em agosto na comparação com julho,...
11/09/25
São Paulo
FIEE 2025 mostra que mobilidade elétrica conecta indústr...
11/09/25
Refino
Petrobras produz SAF com conteúdo renovável na Revap
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Novo duto com 2 mil km para atender ao agronegócio do Ce...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Tanacas comemora 25 anos com lançamento do Retificador I...
10/09/25
Biocombustível
OceanPact e Vast Infraestrutura iniciam testes com bioco...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
ITP Brasil apresenta soluções de engenharia de alta perf...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Panorama dos investimentos em infraestrutura de dutos e ...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Jovens talentos apresentam soluções inovadoras no Young ...
10/09/25
Leilão
PPSA disponibiliza acesso ao Pacote de Dados Híbrido do ...
10/09/25
Internacional
Durante a Gastech em Milão, governador de Sergipe aprese...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Ministério de Portos e Aeroportos quer ampliar participa...
10/09/25
Pessoas
ANP realiza cerimônia de posse de novos diretores
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 abre com reforço à integra...
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Na Transpetro, ações de responsabilidade social atendem ...
09/09/25
MME
Estudo projeta expansão da produção de biocombustíveis c...
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
DNV participa da Rio Pipeline & Logistics 2025
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Construtora Elevação leva inovação, eficiência e sustent...
08/09/25
ANP
A\Sense vence desafio tecnológico da ANP com projeto de ...
08/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa hoje, 09/09
08/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23