Qualificação Profissional

GNA reúne alunos e parceiros em cerimônia do II Programa de Qualificação Profissional

O evento, realizado em São João da Barra, reuniu cerca de 150 alunos do programa e contou com a presença da Prefeita da cidade e representantes de instituições locais.

Redação TN Petróleo/Assessoria
30/11/2022 15:22
GNA reúne alunos e parceiros em cerimônia do II Programa de Qualificação Profissional Imagem: Divulgação Visualizações: 1104 (0) (0) (0) (0)

Em clima de emoção e muita alegria, a GNA realizou na última terça-feira, 29/11, em São João da Barra, a cerimônia para celebrar o início da segunda edição de seu Programa de Qualificação Profissional. O evento reuniu cerca de 150 alunos do programa, o Diretor de Operação e Implantação, Carlos Baldi, além da Prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, do Diretor-Geral do IFF – Instituto Federal Fluminense, campus avançado São João da Barra, Paulo Vidal e o Gerente Geral de Negócios, da Firjan, Carlos Magno, parceiros da GNA na iniciativa.

Lançada em outubro, a segunda edição do programa abriu 448 vagas gratuitas em cinco cursos profissionalizantes para capacitar a população de sanjoanense para as oportunidades de trabalho nos empreendimentos da GNA e na região. Nesta primeira fase, 150 alunos iniciaram as aulas nos cursos de Eletricista Industrial, Eletricista de Obras, Montador de Andaimes, Movimentação de Cargas, Solda e Eletricista de Força e Controle. Desse total, 68% dos participantes são mulheres, o que permitiu a criação de duas turmas femininas: Soldadoras e de Eletricista de Força e Controle, comprovando o grande interesse das mulheres no programa e o incentivo da GNA à equidade de gênero no setor.

Carlos Baldi, Diretor de Operação e Implantação da GNA, abriu a cerimônia agradecendo o apoio dos parceiros e parabenizando os alunos: "Gostaria de parabenizar todos os alunos que estão aqui, pois sei que é desafiador. Muitos de vocês têm aula à noite e, às vezes, a rotina é cansativa, mas não desistam. Com conhecimento e qualificação temos condição de evoluir. Tudo é possível quando temos dedicação e perseverança!".

A Prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, destacou que qualificação é o primeiro passo para crescer profissionalmente e agradeceu a parceria da GNA, que está investindo no desenvolvimento da população. "Costumo dizer que conhecimento é algo que ninguém tira da gente. É a maior herança que podemos deixar àqueles que amamos. É o ponto de partida transformar vidas. Nosso município não consegue abarcar toda a mão de obra que gostaria, mas, felizmente, temos ao nosso lado empresas como a GNA que investem na qualificação da nossa população. Parabéns a todos por aceitarem esse desafioe ir em busca de seus sonhos!".

Para Paulo Vidal, Diretor Geral do IFF-SJB, a qualificação de pessoas está no propósito da instituição "Está na raiz dos Institutos Federais a formação e qualificação de cidadãos para atuação no mundo do trabalho, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. Nesse sentido, a participação do Campus São João da Barra do Instituto Federal Fluminense no II Programa de Qualificação Profissional da GNA, em parceria com o Senai, está diretamente relacionada à missão que entendemos ter em São João da Barra: proporcionar desenvolvimento econômico-social por meio da educação profissional e tecnológica".

O Gerente Geral de Negócios da Firjan, Carlos Magno, reforçou a importância de os alunos valorizarem esta oportunidade: "Estar aqui hoje deve ser motivo de orgulho para todos vocês. Valorizem este momento e a chance proporcionada pela GNA e parceiros. O que nos move é trabalhar pela transformação do ambiente econômico e fazer a diferença na vida de vocês. Anualmente, mais de 65 mil alunos passam pelas salas de aula do Senai no estado do Rio e vocês fazem parte dessa transformação. Não percam esta oportunidade e não parem nunca de estudar! Parabéns!"

Na primeira edição do programa, realizada entre 2018 e 2019, 330 alunos se formaram, dos quais cerca de 70%, incluindo 100% da turma feminina de soldas, foram contratados para trabalhar na construção da UTE GNA I, primeira usina da empresa que entrou em operação em setembro de 2021. Muitos deles seguem trabalhando nos empreendimentos da GNA e em outras empresas instaladas no Porto do Açu.

Emoção e agradecimento

O momento mais emocionante da noite ficou por conta dos protagonistas do evento: os alunos. Taiana Barcelos, do curso de Movimentação de Cargas, Ana Luiza Barreto, do curso de Eletricista de Força e Controle, além de Renata Pessanha e Quissila Dias, do Curso de Soldas, representantes das mulheres no programa, falaram aos convidados sobre esta oportunidade. "Agradeço à GNA, por ter colocado a esperança de volta em nossos corações sanjoanenses, principalmente nos de nós mulheres, pois ainda há muito machismo no mercado de trabalho. Mais uma vez, a GNA nos mostrou que lugar de mulher é onde ela quiser", comentou Quissila Dias, da turma de Soldasque também foi aluna da primeira edição do programa e trabalhou nas obras da GNA I. 

Para homenagear os participantes do Programa uma surpresa ao final: os alunos Estefanyn Silva e Junior, do curso de Eletricista de Obras, subiram ao palco e, juntos, cantaram a música Trem Bala, de Ana Vilela, representando o momento, as conquistas e em forma de agradecimento por esta oportunidade. 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Eólica
Nova MP não será suficiente para conter impactos pervers...
30/06/25
Combustíveis
Gasolina cai só 0,78% em junho, mesmo após reajuste de 5...
30/06/25
Evento
Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e re...
30/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 un...
30/06/25
Pessoas
Patricia Pradal é a nova presidente da Chevron América d...
30/06/25
IBP
Manifesto em Defesa do Fortalecimento da ANP
30/06/25
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2024
30/06/25
Etanol
Preços do etanol sobem na última semana de junho
30/06/25
Combustíveis
Fiscalização: ANP realiza novo debate sobre medida repar...
27/06/25
Margem Equatorial
Capacidade de inovação da indústria de O&G impulsiona es...
27/06/25
Biocombustíveis
Sifaeg comemora aprovação do E30 e destaca ganhos para o...
27/06/25
Transição Energética
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética ...
27/06/25
Austral Engenharia
Austral Engenharia aposta em eficiência energética e sus...
27/06/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP prorroga data para adequaçõe...
27/06/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
27/06/25
Offshore
Petrobras assina convênio para desenvolver operações off...
27/06/25
RenovaBio
ANP publicará lista de sanções a distribuidores de combu...
26/06/25
Logística
Gás natural: a ANP fará consulta pública sobre Plano Coo...
26/06/25
Transição Energética
ENGIE Day celebra 10ª edição com debates sobre regulação...
26/06/25
PPSA
Leilão da PPSA comercializa 74,5 milhões de barris de pe...
26/06/25
Combustíveis
Governo aprova aumento de etanol na gasolina de 27% para...
26/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.