O&G TechWeek 2019

Gil Giardelli mostra sua visão de futuro para o setor de petróleo e gás

Para especialista, que abriu segundo dia da O&G TechWeek, indústria precisa buscar eficiência na inovação e não apenas de eficiência operacional ou financeira

Redação/Assessoria IBP
28/08/2019 10:00
Gil Giardelli mostra sua visão de futuro para o setor de petróleo e gás Imagem: Divulgação Visualizações: 976

O professor Gil Giardelli (foto), um dos mais destacados futuristas brasileiros, abriu o segundo dia da O&G Techweek 2019 decretando o fim da 4ª revolução industrial. Para ele, o atual momento deve ser chamado de Economia da Transformação Digital e é caracterizado pela ascensão da economia intangível, do "capitalismo sem capital". A esse novo período, chamou de Tempo Pós Normal.

Com a apresentação de tecnologias e exemplos presentes no nosso dia a dia, o especialista em inovação destacou estradas que produzem energia pelo rolamento de veículo, avatares e robôs que substituem humanos, além de comidas produzidas por impressoras 3D. Também ressaltou que a transformação digital ocorre em cinco frentes interconectadas: nanotecnologia, biotecnologia, neurotecnologia, tecnologia verde e tecnologia digital.

A proposta de Giardelli para o setor foi de busca da eficiência na inovação e não apenas de eficiência operacional ou financeira, como ainda ocorre hoje. Para isso, destacou aspectos humanos. "Não podemos mais dividir as pessoas em ciências humanas, exatas e biológicas", disse, pedindo maior parceria entre a academia e a iniciativa privada.

Giardelli citou a recomendação da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE) para que empatia e humanidade sejam tão valorizados quanto conhecimentos de lógica e matemática. "Todos os países que se tornaram inovadores viveram um problema que o Brasil está passando que é o colapso da ética", afirmou, frisando a crescente intolerância da sociedade mesmo com pequenas corrupções do dia a dia.

Após a visão de futuro, a manhã desta terça-feira foi marcada por painéis bastante práticos. Representantes da Chevron, Google, Intel e da empresa de software de simulação ESSS discutiram a cooperação entre empresas de óleo e gás e de tecnologia no desenvolvimento de inovações.

"Nosso setor tem um desafio muito grande porque tem a verba (para P&DI). É só identificar onde alocar. O desafio é definir onde se quer chegar com o uso de dados", disse Vinicius Girardi, gerente de desenvolvimento em O&G da ESSS.

Para Cássio Brandão, gerente de Desenvolvimento de Negócios do Google, o maior desafio do setor de petróleo é ter cultura de dados. "É preciso olhar para os sinais que estão sendo emitidos o tempo inteiro e as empresas não estão percebendo", disse.

No último painel da manhã, representantes das empresas Modec, Schlumberger, Subsea7 e Equinor discutiram os desafios da cadeia de suprimentos na transformação digital. O vice-presidente da Modec, Soichi Ide, comparou a percepção sobre as empresas de tecnologia e de O&G e alertou para o risco de "distração" com cases isolados, enquanto o setor deixa passar oportunidades de transformação efetiva.

Para o vice-presidente da Subsea 7 no Brasil, Marcelo Xavier, o maior desafio é encontrar uma forma de transformar a cultura das empresas para viabilizar as inovações. "Precisamos mostrar que usamos tecnologia realmente para resolver problemas", completou.

 

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.