Aço

Gerdau conclui aquisição da Silat e expande atuação no Ceará

Redação TN Petróleo/Assessoria
11/12/2020 19:00
Visualizações: 1333 (0) (0) (0) (0)

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, concluiu a aquisição da Siderúrgica Latino-Americana S.A. (Silat), pertencente ao grupo espanhol Hierros Añón, instalada em Caucaia (CE). O negócio faz parte de um trabalho de longo prazo para definir a estratégia da organização nos anos à frente, reforçando sua posição na cadeia de valor de aço por meio de investimentos e aquisições.

O movimento também ajudará a reforçar o objetivo da Gerdau em se manter plenamente competitiva e sustentável, com uma atuação cada vez mais centrada em seus clientes. Além disso, trata-se de uma oportunidade estratégica de expansão no Nordeste, uma vez que a companhia já possui uma unidade industrial no Ceará, na cidade de Maracanaú.

Segundo Marcos Faraco, vice-presidente da Gerdau Aços Brasil, Argentina e Uruguai, a companhia passou por um ciclo de desinvestimentos e volta a adquirir um ativo estratégico no Nordeste por vislumbrar a recuperação do setor da construção civil no Brasil.

Institucional"Além de seguir otimista com a retomada gradual da economia brasileira, a Gerdau vem fortalecendo seu compromisso com a geração de renda e de negócios no Ceará. Para isso, investimos na melhoria da competitividade das nossas operações e no crescimento do portfólio de produtos e soluções. Um dos nossos objetivos estratégicos é estreitar, cada vez mais, o relacionamento com nossos clientes", explica o executivo.

A Superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra de 96,35% da Silat para controle acionário da Gerdau, considerando o valor econômico da transação de US$ 110,8 milhões (sujeito a ajustes habituais).

Por dentro da Silat

A Silat possui 233 colaboradores, entre próprios e terceiros, e tem uma capacidade instalada anual de laminação de 600 mil toneladas e uma planta de ampliados capaz de produzir 100 mil toneladas a cada ano. Focada no setor da construção civil, a empresa está no Ceará desde 2012, produzindo vergalhões, telas soldadas, malhas de aço e treliças.

"Esta aquisição é um projeto de bom potencial para a Gerdau, que deve contribuir para o desenvolvimento da cultura de inovação na companhia. Ressalto que todo o planejamento segue alinhado ao mindset de agilidade, adotado nos últimos anos pela Gerdau, que permitirá a melhor experiência aos clientes e a produtividade expandindo nossas ações", conclui Faraco.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Santos
bp anuncia descoberta de petróleo no poço exploratório B...
05/08/25
Bunker
Bunker One e Acelen passam da marca de 60 embarcações ab...
05/08/25
Etanol
Pedra Agroindustrial recebe autorização da ANP para inic...
04/08/25
Evento
Biocombustíveis de nova geração ganham espaço na Fenasuc...
04/08/25
Negócio
PPSA vai comercializar 500 mil barris de Atapu em agosto
04/08/25
Descomissionamento
Contrato de embarcações voltadas à campanha de prontidão...
04/08/25
Combustíveis
Etanol registra alta na última semana de julho, aponta C...
04/08/25
Contratos
Oil States consegue novos contratos com a Petrobras
01/08/25
Santa Catarina
SCGÁS garante fornecimento de gás natural em Santa Catarina
01/08/25
Gás Natural
Algás amplia a interiorização do Gás Natural com rede pi...
01/08/25
Energia Elétrica
ONS divulga resultado do 2º Mecanismo Competitivo para c...
01/08/25
Gás Natural
Gasmig reduz tarifas de gás natural para indústrias e ve...
01/08/25
Evento
O principal congresso de END & Inspeção da América Latin...
01/08/25
Brasil
Governo Trump isenta petróleo e derivados de nova tarifa...
01/08/25
Combustíveis
ANP retoma Programa de Monitoramento da Qualidade dos Co...
01/08/25
Evento
Conferência Internacional de Energias Inteligentes acont...
01/08/25
Pré-Sal
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26
31/07/25
Biodiesel
Produção de biodiesel em MT sobe 4,64% em junho no compa...
31/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 reforça protagonismo do estado na...
31/07/25
Acordo
Assinado acordo de leniência com empresas de energia e i...
31/07/25
Evento
Congresso da FIEE debate segurança energética em cenário...
31/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22