Renováveis

Geração eólica dobrou a capacidade instalada desde abril de 2014

MME
02/06/2015 10:49
Geração eólica dobrou a capacidade instalada desde abril de 2014 Imagem: Free Images Visualizações: 1130

A geração eólica respondeu por 46% do total de expansão da oferta de geração adicionada ao Sistema Energético Brasileiro (SEB) neste ano até abril, e já dobrou de tamanho, em termos de capacidade instalada, em relação a abril de 2014.

De acordo com o Boletim Mensal de Monitoramento do Setor Elétrico, divulgado nesta segunda-feira (01/06), pelo Ministério de Minas e Energia (MME), de janeiro a abril deste ano, a expansão da capacidade instalada de todas as fontes alcançou 1.975 MW de geração, e 474,3 km de linhas de transmissão de Rede Básica.

A fonte eólica se destaca com a maior contribuição, o equivalente a 910,9 MW. A hidráulica corresponde a 655,4MW, e a térmica equivale a 408,7 MW. Somente em abril, a capacidade instalada de geração no País aumentou 380,7 MW. No mês, também entraram em operação comercial 10,3 km de linhas de transmissão na Rede Básica. A meta definida pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) é de acréscimo de 6.400 MW de geração nova este ano, de todas as fontes.

O documento também mostra que a capacidade instalada total de geração de energia elétrica no Brasil, em abril, atingiu 135.955 MW. Em comparação com o mesmo período em 2014, a geração de fonte eólica registra crescimento de 102,8%. As fontes solares aumentaram 62% na mesma comparação; a geração hidráulica teve expansão de 3,6%; e a térmica, de 4,1%.

Quanto à produção de energia, em março, a geração hidráulica correspondeu a 71,8% do total produzido no Brasil, comparado a 72,1% do mês anterior. A participação da fonte eólica oscilou para 2,3% do total gerado no País em março (contra 2,8% em fevereiro), e fatia da produção das usinas térmicas foi de 25,1% em fevereiro para 25,9% em março. A geração térmica a gás cresceu 0,5 ponto percentual nesse período.

O Boletim Mensal de Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro é um documento oficial elaborado pelo Ministério de Minas e Energia com informações atualizadas e consolidadas sobre a operação Eletroenergética no Brasil, permitindo o registro e acompanhamento de temas relevantes do Setor Elétrico, tais como a expansão e o desempenho dos sistemas de geração, transmissão e distribuição, as condições hidrometeorológicas e a política operativa adotada, o comportamento do mercado consumidor e as ocorrências de maior impacto ao Sistema Elétrico Brasileiro - SEB.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sustentabilidade
Ipiranga lança Relatório de Sustentabilidade 2025 com av...
02/05/26
Internacional
Brasil reafirma protagonismo tecnológico na OTC Houston ...
02/05/26
Combustíveis
Diesel lidera alta dos combustíveis em abril, mostra Mon...
30/04/26
Reconhecimento
BRAVA Energia recebe prêmio máximo global do setor pelo ...
30/04/26
Etanol
E32 impulsiona etanol e reforça liderança do Brasil em b...
30/04/26
Meio Ambiente
Brasil aparece entre maiores emissores de metano em ater...
30/04/26
Oferta Permanente
Audiência pública debate inclusão de novos blocos no edi...
30/04/26
Exportações
Setor de óleo e gás e parlamentares discutem Imposto de ...
29/04/26
Evento
PortosRio participa do Rio de Janeiro Export 2026 e dest...
29/04/26
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/26
Resultado
Foresea registra melhor ano de sua história e consolida ...
29/04/26
Internacional
OTC Houston: ANP participa de painéis e realiza evento c...
29/04/26
Apoio Offshore
Wilson Sons revoluciona logística offshore com entrega p...
29/04/26
Internacional
PPSA e ANP promovem evento em Houston para apresentar o...
28/04/26
Segurança no Trabalho
Gasmig bate recorde de 1300 dias sem acidentes do trabalho
28/04/26
Workshop
ANP realiza workshop sobre proposta de novo modelo de li...
28/04/26
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23