Energia elétrica

Geração distribuída dobra nos primeiros nove meses do ano

Redação/Assessoria
22/11/2018 12:07
Geração distribuída dobra nos primeiros nove meses do ano Imagem: Divulgação Visualizações: 198

De janeiro a setembro deste ano, foram gerados 275,23 novos MW de energia, por meio da geração distribuída. Número que representa o dobro produzido no mesmo período do ano passado. O presidente da Tradener, Walfrido Avila, acredita que o crescimento da geração distribuída traz ganhos para o sistema elétrico nacional e para o mercado livre. “Além de reduzir custos, fortalecer e aliviar o sistema de distribuição, a geração distribuída também torna consumidores industriais, comerciais, residenciais, e de demais setores mais competitivos, como ocorre com os que estão inseridos no ambiente livre”, afirma Walfrido Avila, presidente da Tradener.

Divulgação

Hoje, mais de 51 mil unidades consumidoras são beneficiadas com a autoprodução de energia, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que desde 2012 estabelece as condições gerais para a conexão à rede da microgeração (potência instalada menor que 75 kW) e minigeração (potência instalada entre 75 kW e 5 MW) distribuída no Brasil.

“Quando a geração é maior que o consumo, o excedente é injetado na rede elétrica e disponibiliza créditos de energia, os quais são equivalentes ao valor da eletricidade da rede. Quando o consumidor tem uma geração menor do que precisa, utiliza a energia da rede elétrica”, explica Walfrido Avila.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13