Energia elétrica

Geração de energia recua 4,2% em junho, acompanhando a queda no consumo

Redação TN Petróleo/Assessoria CCEE
09/07/2020 15:06
Geração de energia recua 4,2% em junho, acompanhando a queda no consumo Imagem: Divulgação Visualizações: 1002

A geração de energia elétrica no Brasil recuou 4,2% em junho, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado é reflexo da queda no consumo, decorrente dos impactos das medidas de combate à pandemia de Covid-19. O Sistema Interligado Nacional - SIN registrou a produção de 59.798 megawatts (MW) médios no mês passado, frente a 62.446 em 2019. Os dados preliminares compõem o boletim InfoMercado Quinzenal, divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE.

As usinas eólicas foram as que apresentaram a maior queda, de 7%. O recuo se explica, em parte, pelo avanço de frentes frias do Sul para o Sudeste na primeira metade de junho, o que enfraqueceu a formação de um sistema de alta pressão e diminuiu os ventos no Nordeste. Em seguida, as hidrelétricas tiveram redução de 4,6% nos volumes gerados e as termelétricas produziram 2,7% menos energia do que no mesmo mês do ano passado.

Apenas as fazendas solares fotovoltaicas geraram mais em 2020. A alta de 34,8% foi puxada pela entrada de novas usinas no sistema ao longo do último ano, ampliando a geração de 508 MW médios para 684 MW médios.

Institucional

Consumo

O consumo de energia no SIN em junho apresentou o menor índice de redução desde o início da adoção das medidas de isolamento social. De acordo com os dados preliminares do boletim, a demanda recuou 5,2% no mês, passando de 59.645 MW médios para 56.555 MW médios.

No Ambiente de Contratação Regulada (ACR), que reúne os consumidores cuja compra de energia é feita pelas distribuidoras, a queda foi de 5,2%, impactada pelo fechamento de parte do comércio de das indústrias, por um lado, mas com o contraponto do aumento do consumo residencial.

Já no Ambiente de Contratação Livre, em que consumidores podem escolher o fornecedor da energia, diretamente ou via comercializadoras, a retração foi de 5,1%. Se desconsiderarmos os efeitos das migrações de clientes do mercado regulado para o livre, o recuo no ambiente seria ainda maior, de 9,5%.

Quase todos os ramos de atividade apresentaram demanda menor. As maiores reduções foram as dos setores: têxtil (- 28,9%), veículos (- 27,5%), serviços (- 19,3%) e madeira, papel e celulose (- 12,9%).

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.