Energia Alternativa

Geração de energia a partir do lixo

O Dia Online
29/09/2010 10:04
Visualizações: 451
O futuro do lixo produzido nas cidades, o impacto social e ambiental das ações públicas para a gestão dos resíduos, as novas tecnologias para reduzir descarte e gerar energia foram discutidos no seminário ‘Lixo: Fonte de Energia Limpa’, promovido pelo Grupo Ejesa (Empresa Jornalística Econômico S/A) em parceria com a OMA-Brasil, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan). O evento reuniu especialistas, representantes dos governos federal, estadual e municipais, além de organizações do setor e será tema de publicação especial no jornal O DIA neste domingo.


No auditório da Firjan, no Centro do Rio, debates abordaram novas soluções para armazenamento e tratamento dos resíduos, tecnologias que vão permitir destinação sustentável para os rejeitos no futuro — reciclagem e produção de energia — e fontes de financiamento. Os painéis também destacaram a necessidade de redução do lixo e do reposicionamento dos catadores de recicláveis, que hoje tiram renda do que é descartado por milhões no País.


“Vamos debater assuntos importantes e relevantes para a cidade e para o País como um todo. Não poderíamos ter incluído um tema mais adequado que este. Hoje, o conceito mais falado é o da sustentabilidade”, observou Paulo Fraga, diretor da Ejesa.


Patrocinado pelas prefeituras de Belford Roxo, Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias e pela empresa Locanty, o evento mostrou como as administrações planejam mudar o atual quadro de geração, coleta e gestão do lixo. Educação ambiental, cooperativismo e Parcerias Público-Privadas (PPPs) são algumas das alternativas e estratégias já em andamento.


“Neste momento em que aguardamos a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o setor precisa ficar atento às novas tecnologias e novas ações”, ressaltou Ivan Melo e Silva, especialista do Sistema de Meio Ambiente da Firjan.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23