Energia Alternativa

Geração de energia a partir do lixo

O Dia Online
29/09/2010 10:04
Visualizações: 577
O futuro do lixo produzido nas cidades, o impacto social e ambiental das ações públicas para a gestão dos resíduos, as novas tecnologias para reduzir descarte e gerar energia foram discutidos no seminário ‘Lixo: Fonte de Energia Limpa’, promovido pelo Grupo Ejesa (Empresa Jornalística Econômico S/A) em parceria com a OMA-Brasil, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan). O evento reuniu especialistas, representantes dos governos federal, estadual e municipais, além de organizações do setor e será tema de publicação especial no jornal O DIA neste domingo.


No auditório da Firjan, no Centro do Rio, debates abordaram novas soluções para armazenamento e tratamento dos resíduos, tecnologias que vão permitir destinação sustentável para os rejeitos no futuro — reciclagem e produção de energia — e fontes de financiamento. Os painéis também destacaram a necessidade de redução do lixo e do reposicionamento dos catadores de recicláveis, que hoje tiram renda do que é descartado por milhões no País.


“Vamos debater assuntos importantes e relevantes para a cidade e para o País como um todo. Não poderíamos ter incluído um tema mais adequado que este. Hoje, o conceito mais falado é o da sustentabilidade”, observou Paulo Fraga, diretor da Ejesa.


Patrocinado pelas prefeituras de Belford Roxo, Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias e pela empresa Locanty, o evento mostrou como as administrações planejam mudar o atual quadro de geração, coleta e gestão do lixo. Educação ambiental, cooperativismo e Parcerias Público-Privadas (PPPs) são algumas das alternativas e estratégias já em andamento.


“Neste momento em que aguardamos a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o setor precisa ficar atento às novas tecnologias e novas ações”, ressaltou Ivan Melo e Silva, especialista do Sistema de Meio Ambiente da Firjan.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.