Negócio

GE Renewable Energy conquista contrato para operação e manutenção da Usina Hidrelétrica de Igarapava

Os serviços serão realizados pela GE nas cinco unidades geradoras disponíveis na hidrelétrica, 24 horas por dia, sete dias por semana

Redação TN Petróleo/Assessoria
07/12/2021 15:57
GE Renewable Energy conquista contrato para operação e manutenção da Usina Hidrelétrica de Igarapava Imagem: Divulgação Visualizações: 2296 (0) (0) (0) (0)

A divisão de Hydro da GE Renewable Energy assinou um contrato para o fornecimento do escopo completo de Operação e Manutenção (O&M) da Usina Hidrelétrica de Igarapava, localizada no Rio Grande, na Bacia do Rio Paraná, entre os municípios de Igarapava e Rifaina, em São Paulo e os municípios de Conquista e Sacramento, em Minas Gerais. A Usina Hidrelétrica de Igarapava foi pioneira no Brasil no uso do grupo de turbinas geradoras do tipo "Bulbo", que otimiza a geração de eletricidade a partir de represas com fluxo rápido e quedas d'água de menos de 20 metros de altura.

A GE Renewable Energy foi uma das principais fornecedoras de equipamentos e soluções essenciais durante a construção e instalação de Igarapava. Agora, sob esse novo contrato, a empresa fica responsável pela operação e manutenção das cinco unidades geradoras da hidrelétrica, com 42 MW cada, totalizando 210 MW de capacidade instalada. Essa quantidade de energia é suficiente para atender à demanda de eletricidade para uma cidade de 225 mil pessoas.

Para executar o escopo contratado, a GE Renewable Energy contará com uma equipe de profissionais para operar a hidrelétrica 24 horas por dia, sete dias por semana, pelos próximos cinco anos. Além da operação diária, a equipe da GE também é responsável por definir e executar todo o plano de manutenção da planta, desde atividades de rotina até as manutenções preditivas, preventivas e não-planejadas.

"Esse novo contrato com a Usina Hidrelétrica de Igarapava mostra a confiança do cliente em nossa experiência e conhecimento na operação e manutenção de usinas hidrelétricas, acumulados em mais de 20 anos de operação no setor no Brasil", diz Cláudio Trejger (foto), Presidente e CEO da divisão de Hydro da GE Renewable Energy na América Latina. "Reafirmamos nosso compromisso de apoiar a geração de energia limpa, acessível e confiável para milhões de brasileiros, contribuindo para otimizar as operações das usinas, a fim de que elas possam aproveitar o máximo de seus ativos e dos recursos disponíveis para atender à demanda de eletricidade no país", diz.

"A planta tem mais de 23 anos e o nosso foco é manter a administração de Igarapava bastante sólida. Para isso, vimos a necessidade de ter como parceira uma empresa como a GE Renewable Energy, que pudesse realizar a operação e manutenção com grande capacidade tecnológica e experiência na mitigação de riscos." diz Cláudio Silva, Gerente Geral da Usina Hidrelétrica de Igarapava. "Além da experiência técnica, a equipe da GE Renewable Energy também demonstrou estar comprometida com práticas de alto padrão em governança, saúde, segurança e desenvolvimento de pessoal, o que é refletido de forma positiva nas operações diárias", conclui.

A GE Renewable Energy está comprometida em fornecer e manter uma base instalada de recursos renováveis, incluindo a fonte hídrica, que, no Brasil, corresponde a mais de 60% da matriz elétrica. Em parceria com seus clientes, a GE contribui para a redução do custo da energia renovável, tornando as operações mais competitivas, ao mesmo tempo em que ajuda a acelerar a transição energética em todo o mundo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
10 perguntas e respostas sobre a Avaliação Pré-Operacion...
25/08/25
Internacional
UNICA participa de encontro internacional na Coreia de S...
25/08/25
Reconhecimento
HPG Lab é premiado no Prêmio Inventor Petrobras 2025 com...
25/08/25
Combustíveis
Etanol anidro recua e hidratado sobe na semana de 18 a 2...
25/08/25
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
IBP
27º Encontro do Asfalto discute futuro da pavimentação c...
22/08/25
RenovaBio
ANP aprova primeiro certificado da produção eficiente de...
22/08/25
Pessoas
Bruno Moretti é o novo presidente do Conselho de Adminis...
22/08/25
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 6 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.