Pré-Sal

GE Power Conversion irá fornecer Módulo Elétrico para o FPSO P-79

A conquista do contrato baseia-se no sucesso de seis módulos similares da GE Power Conversion já instalados em outros FPSOs da Petrobras operando na área do pré-sal

Redação TN Petróleo/Assessoria
29/04/2022 13:10
GE Power Conversion irá fornecer Módulo Elétrico para o FPSO P-79 Imagem: Divulgação Visualizações: 2443 (0) (0) (0) (0)

A GE Power Conversion foi escolhida pela Saipem, empresa multinacional de serviços para campos petrolíferos, para desenvolver o Módulo Elétrico do navio-plataforma (FPSO) batizado como P-79, da Petrobras, que será utilizado na produção de petróleo e gás. O módulo será fabricado na Ásia e entregue em 2023 ao estaleiro de integração na Coreia do Sul. O FPSO está programado para iniciar as operações no campo de Búzios, na Bacia de Santos, em 2025. Búzios, localizado na costa do estado do Rio de Janeiro, é considerado o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo.

A parceria entre a GE Power Conversion e a empreiteira italiana Saipem para a entrega do Módulo Elétrico engloba o fornecimento de quadros de distribuição de média e baixa tensão, além de centros de controle de motores e transformadores de alta potência para a embarcação P-79 com alto grau de conteúdo local. O Módulo Elétrico que será fornecido pela GE Power Conversion é considerado o coração da plataforma, pois fornece toda a energia para alimentar todo o FPSO, além de abrigar os equipamentos que controlam a embarcação. O Módulo pode ser comparado em tamanho a um prédio de três ou quatro andares, pesando aproximadamente 2.000 toneladas, 25 metros de altura, 22 metros de largura e 33 metros de comprimento.

"A GE Power Conversion já entregou Módulos Elétricos para seis FPSOs pertencentes à Petrobras e em operação na área do pré-sal, incluindo o P-75 e o P-77 no campo de Búzios, com escopo semelhante ao que será fornecido para o P-79. O histórico comprovado da GE em demonstrar conhecimento técnico para o perfil operacional exigente do FPSO tem sido um fator-chave de sucesso para garantir este importante contrato." disse André Ribeiro, Líder Comercial para o setor marítimo da GE Power Conversion na América Latina.

A GE Power Conversion em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, é responsável pelo gerenciamento de projeto, engenharia e fabricação dos equipamentos elétricos para o Módulo Elétrico que, por sua vez, será montado pelo Estaleiro Wasco, na Indonésia, e então instalado no navio-plataforma, no Estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co. (DSME), na Coreia do Sul. Após a montagem, instalação e comissionamento do equipamento, o FPSO navegará do sul da Ásia até a costa brasileira.

"Trata-se de um esforço verdadeiramente global, destacando o compromisso da GE com seus clientes e sua capacidade de produzir equipamentos no Brasil, com alto nível de conteúdo local e atendendo a todas as exigências da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para instalações offshore", afirma Carlos Adriano Guimarães, Diretor de Vendas da GE Power Conversion na América Latina.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
Combustíveis
ANP participa da operação Carbono Oculto, para coibir ir...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Subsea
OneSubsea entrega primeira árvore de natal molhada de Bú...
28/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
IBP debate investimentos em infraestrutura e logística n...
27/08/25
ANP
Segunda etapa de audiência pública debate classificação ...
27/08/25
IBP
RELIVRE reafirma a competência federal referente à ativi...
27/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
ANP
Pesquisa, desenvolvimento e inovação: ANP atualiza Paine...
27/08/25
Seminário
PPSA abre inscrições para Seminário de Lançamento do Lei...
27/08/25
IBP
Carta Aberta em apoio à ANP na classificação de gasoduto...
27/08/25
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
ANP
Oferta Permanente de Concessão: resultado parcial do 5º ...
26/08/25
PD&I
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétrica...
26/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.