Redação TN Petróleo/Assessoria
O negócio de Power Conversion da GE celebra a entrega de um dos maiores geradores já produzidos em sua fábrica de Campinas (SP). O equipamento, que alcançou a marca de 90 toneladas, é refrigerado a água e será instalado na usina de cana-de-açúcar Incauca SAS, no município de Cauca, na Colômbia.
No projeto, a GE contou com a parceria da Cybersteel para fornecer toda a solução à Incauca. O escopo da GE Power Conversion inclui a entrega de um gerador refrigerado a água de pólo sólido de 60 MW, bem como peças de montagem e de reposição. Já a Cybersteel tem o papel de integrar o gerador da GE com a turbina responsável pela geração de energia na usina colombiana.
"Estamos entusiasmados por trabalhar com a Incauca SAS e a Cybersteel no fornecimento de uma solução fundamental para os requisitos de energia da rede colombiana." disse Rodrigo Elias, diretor da GE Power Conversion para a América Latina. "A GE tem uma longa história de fornecimento de tecnologia inovadora para ajudar comunidades e empresas a atingir suas necessidades de energia”, lembra.
A usina de cana-de-açúcar a partir de agora utilizará uma proporção do bagaço de sua colheita de cana para gerar energia para a rede colombiana. O gerador de polo sólido da GE, uma tecnologia única para o mercado de geradores, será o maior já instalado em Incauca. “O equipamento possui um rotor de peça única, sem parafusos nas extremidades dos pólos, característica responsável por eliminar, portanto, o risco de parafusos se soltarem em operação com danos extensos ao gerador e às operações dos clientes”, destaca Elias.
O processo de gerar energia a partir da cana-de-açúcar acontece via produção de vapor. O bagaço da cana-de-açúcar é o resíduo fibroso que permanece após os talos da cana serem esmagados para extrair o suco. O bagaço é queimado um uma caldeira que gera vapor, e esse vapor aciona uma turbina acoplada ao gerador da GE Power Conversion. Esse gerador ajudará tanto a Incauca como a rede colombiana a fornecer energia vital para a população, além de aproveitar o resíduo do bagaço da cana para um uso mais sustentável.
Fale Conosco
21