Meio ambiente

GE contribui com a sustentabilidade ambiental do Brasil com tecnologia de Grid Transformer

O transformador de potência da GE será instalado no parque eólico Campo Largo II da ENGIE, na Bahia.

Redação/Assessoria
07/11/2019 15:58
Visualizações: 1165

O negócio de Grid Solutions da GE Renewable Energy (NYSE: GE) assinou um acordo com a maior empresa privada brasileira de geração de energia e serviços ENGIE Brasil com intuito de expansão da subestação para atender os parques eólicos que fazem parte de Campo Largo II. Para apoiar a sustentabilidade ambiental do Conjunto Campo Largo, localizado em Sento Sé, no norte da Bahia, a GE entregará dois transformadores de potência de 200.000 kVA e 230 kV que usam óleo vegetal como meio isolante e refrigerante no lugar de óleo mineral.

Considerado um dos maiores equipamentos desse tipo na América do Sul, essa tecnologia de transformador fornecida pela GE proporciona uma operação mais ecológica através do uso de óleo vegetal não tóxico e 99% biodegradável. Outro benefício importante do óleo vegetal é que ele não é inflamável, reduzindo o risco de incêndio e a necessidade associada de medidas preventivas.

“A GE oferece um verdadeiro diferenciador de até 500 kV com este tipo de solução de rede inovadora para projetos de transmissão e geração. Além disso, reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e segurança ambiental para apoiar iniciativas em andamento no Brasil. Essa tecnologia poderia substituir amplamente o óleo mineral de origem fóssil, além de ajudar a promover outras áreas da economia, como a agricultura ”, disse Cesar Picazio, Diretor Comercial de Transformadores da GE para o negócio de GE Grid Solutions na América Latina.

Além da entrega de transformadores e equipamentos de alta tensão - como disjuntores, interruptores, transformadores de medição e seccionadores - o contrato com a Engie também atribui à GE a responsabilidade pela engenharia, montagem eletromecânica, obras civis, fornecimento de materiais, automação e todo o comissionamento da subestação.

“Estamos satisfeitos com nossa decisão de contratar os equipamentos para este projeto junto à GE. Isso reforça nossa confiança na capacidade da GE em performar em projetos como o de Campo Largo, que geram energia limpa e confiável para o SIN. Além desses aspectos, o fato do transformador oferecido utilizar óleo vegetal contribui para a sustentabilidade do projeto e está em linha com as tendências de contratação da ENGIE junto a seus fornecedores ”, disse Eduardo Sattamini, diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia.

O Parque Eólico Campo Largo II é a segunda etapa do projeto Campo Largo da ENGIE. A segunda fase corresponde a 361,2 MW de capacidade instalada, divididos entre 86 aerogeradores de 4,2 MW distribuídos em 11 parques eólicos. A primeira fase do projeto, Campo Largo I, possui 326,7 MW de capacidade instalada, divididos entre 121 aerogeradores de 2,7 MW distribuídos em 11 parques eólicos.

Sobre a GE Renewable Energy - A GE Renewable Energy é um negócio de U$ 15 bilhões que combina um dos mais abrangentes portfólios de indústria de energia renovável e disponibiliza soluções de ponta a ponta para seus clientes que exigem energia verde confiável e acessível. Combinando soluções de energia eólica onshore e offshore, lâminas, hidroelétricas, armazenamento, energia solar e rede, soluções de grid, além de oferecer serviços digitais e híbridos renováveis, a GE Renewable Energy instalou mais de 400 GW de energia renovável limpa e equipou mais de 90% de utilitários em todo o mundo com suas soluções de grid. Com quase 40.000 funcionários presentes em mais de 80 países, a GE Renewable Energy cria valor para os clientes que buscam potencializar o mundo com elétrons verdes acessíveis, confiáveis e sustentáveis.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.